Você vai ter de ficar de fora da dieta? Melhor fazê-lo de golpe


Este título que mais de um lhe possa parecer estranho, é a conclusão que eu tirei de um estudo recente (Koopman.2014). No referido estudo, comparou-como isso afeta o nosso organismo "snacks" poucos saudáveis e sua relação com a frequência de comida. No referido estudo, 36 homens com um peso saudável são submetidos a diferentes tipos de dietas hipercalóricas. Estes dois tipos de dieta é divieron entre as 3 principais refeições ou usados como café da manhã, almoço e jantar, aumentando, portanto, o tamanho das refeições. Ficando da seguinte forma: Desta forma teríamos: O resultado que se obvervó é que todas as dietas aumentavam a gordura corporal, algo óbvio, por ser uma dieta hipercalórica, porém, observou-se que os grupos que aumentaram a sua frequência de refeições aumentou os triglicérides intrahepáticos (TGIH), ou o que é o mesmo, os níveis de gordura a nível do fígado eram maiores, exatamente 45% para os que consumiam gordura açúcar e 110% para os que consumiam somente açúcar, coisa que não aconteceu naqueles que realizaram um menor número de refeições. A nível de gordura abdominal, o efeito voltou a ser o mesmo: O grupo que ingeria níveis elevados de açúcar em um maior número de refeições, aumentou em grande medida, os seus níveis de gordura abdominal. Um dado muito importante neste estudo é que as pessoas que aumentaram a sua frequência de comida tinham uma pior sensibilidade hepática, ou seja, o seu fígado estava pior do uso da insulina. Embora o número de pessoas seja baixo (lembre-se que eram 36) e que trate de um único estúdio, minhas conclusões são as seguintes: