Vegetarianos, atletas e fumantes precisam de mais vitaminas


Existem certos setores que vão precisar de mais quantidades de vitaminas e minerais específicos por seus hábitos de vida. É por isso, que as pessoas com dietas desequilibradas, vegetarianos, fumantes e desportistas são algumas das pessoas que podem precisar de um "extra" de vitaminas e minerais. Uma dieta vegetariana cuidadosamente monitorada e bem planejada pode dar uma boa nutrição. As recomendações de alimentação variam com o tipo de dieta vegetariana. Para as crianças e adolescentes, estas dietas devem ser planejadas com cuidado, já que pode ser difícil obter todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento. As mulheres grávidas e lactantes, assim como os idosos, também devem acompanhar a sua dieta vegetariana com cuidado para reduzir o risco de deficiências de nutrientes. As vitaminas que podem estar faltando em uma dieta vegetariana são as seguintes: A ingestão da quantidade adequada de vitaminas e minerais é "fundamental", já que o seu défice influencia directamente o rendimento físico e intelectual, e pode até mesmo causar doenças carenciais. Os atletas, por processos oxidativos e perda hídrica que faz com que a prática física aumentam as suas necessidades de vitamina C e a vitamina e e de alguns minerais. Além disso, os atletas que levam uma dieta rica em proteínas precisam de maior quantidade de vitamina B6 ou consumo excessivo de hidratos de carbono (açúcares e farinhas) exige um maior aporte de B1. O fumo do tabaco está cheio de toxinas que geram uma grande quantidade de radicais livres no corpo. Os fumantes podem chegar a ter uma defesa antioxidante fraco já que o fumo aumenta a quantidade de vitamina C de que o corpo necessita para reparar o dano causado pelos radicais livres. A vitamina C também estimula a síntese de proteínas fundamentais de colágeno e elastina, bem como acelera o processo de rejuvenescimento e revitaliza a pele. Também ajuda a assimilação do ferro, do ácido fólico e de alguns aminoácidos, entre muitas outras funções. Os fumantes precisam de 40% a mais de vitamina C, 30 mg de vitamina C por dia do que aqueles que não fumam devido a que o fumo destrói a vitamina a ao igual que os bebedores regulares de álcool, já que este impede a absorção de vitaminas: a, C, B1, B6 e Ácido fólico. Embora fumar implica uma maior necessidade de vitamina C, isso não quer dizer que demorar mais do que esta vá para evitar contrair os efeitos nocivos do tabaco como pode ser o câncer de pulmão. E o mesmo no caso do consumo de álcool: tomar mais vitaminas não vai proteger o organismo dos danos causados por esta substância.