Superalimentos ricos em gorduras


Há poucos dias vimos como nem todos os alimentos que são ricos em gorduras são ruins para a saúde. É mais, em alguns destes alimentos são muito importantes em nossa dieta, já que possuem muitas propriedades que os tornam muito saudáveis. Por isso hoje vamos ver alguns destes alimentos ricos em gorduras. É importante ter sempre uma dieta equilibrada e variada, prestando sempre atenção aos alimentos que são mais benéficos para a nossa saúde. Por esse motivo, hoje trazemos-lhe uma nova sessão de "super alimentos", apesar de ser ricos em gorduras. Alimentos ricos em gorduras e saudáveis – Peixe azul Há já algum tempo que se sabe que o peixe é um dos melhores alimentos de origem animal que existem. Nesta categoria entram o salmão, truta, cavala, sardinhas ou o arenque, para citar alguns dos mais conhecidos. Todos estes peixes estão carregados de ácidos saudáveis, ômega-3 para o coração, proteínas de alta qualidade e todo o tipo de nutrientes fundamentais. Os estudos têm demonstrado que as pessoas que comem peixe de forma habitual gozam de um estado mais saudável, com menor risco de sofrer doenças do coração, depressão, demência e outras doenças. – Nozes Todos os frutos secos são incrivelmente saudáveis. Em concreto, as nozes têm um alto conteúdo em gorduras saudáveis e fibras, além de ser uma excelente fonte vegetal de proteínas. Além disso, são ricas em vitamina E e de um mineral tão importante como o magnésio. Muitas são as pessoas que têm carência deste nutriente, daí a importância também de consumir nozes. Os frutos secos nos permitem desfrutar de um melhor estado de saúde e que têm um menor risco de sofrer doenças do coração, diabetes tipo 2 e obesidade. – Manteiga A manteiga, elaborada a partir do leite de vacas (desde que sejam alimentados com pasto natural), é quase em sua totalidade gordura, que mais da metade são saturadas. Embora, no passado, foi demonizada, nos últimos tempos, novos estudos têm demonstrado que, em sua justa medida, é um alimento saudável. E isso é porque eles contêm nutrientes importantes como as vitaminas A e K2, butirato e ácidos gordos bioactivos que se relacionam com inúmeros benefícios para a saúde. Nos países onde se consome produtos lácteos ricos em gordura, como a manteiga, o risco de doenças do coração é menor. Além disso, um recente estudo vincula consumo com um menor risco de obesidade. – Azeite de Oliva Extra-Virgem Em mais de uma ocasião vos temos falado no blog sobre as excelentes propriedades nutricionais do azeite de oliva extra-virgem. O Ingrediente fundamental da dieta mediterrânica, tem inúmeros benefícios para a saúde. É uma poderosa fonte de vitaminas E, K e antioxidantes. Estes últimos reduzem o colesterol ruim do sangue e permite combater a inflamação, além de diminuir a pressão arterial. É, sem dúvida, o rei dos óleos saudáveis. – Coco e óleo de coco Estamos diante das duas fontes mais ricas em gorduras saturadas que existem (quase 90% do total). Apesar do que se possa pensar, as pessoas que consomem muito coco têm, geralmente, de um grande estado de saúde e têm menos risco de sofrer de doenças do coração. Isso é devido a que os ácidos graxos do coco são de cadeia média, que são metabolizados pelo organismo de uma forma diferente. Estas gorduras são demonstrou que suprimem o apetite, pelo que são de grande ajuda para perder peso. Além disso, foi demonstrado o seu valor na hora de perder gordura abdominal e na doença de Alzheimer. Se recordamso também o nosso post em que vos esperávamos que os alimentos ricos em gorduras também podem ser saudáveis: Alimentos ricos em gorduras, mas muito saudáveis