Sexo e esporte


A relação entre o sexo e o esporte mantém-se o foco de atenção dos atletas há anos. Como pode o sexo diminuir o desempenho desportivo? Será que a atividade física influencia sobre a prática sexual? Existe alguma polémica sobre os benefícios e / ou complicações que uma atividade pode causar sobre a outra, mas a verdade é que depende em grande medida do esporte que é praticado, o modo em que ele o faça e as condições psicológicas de cada atleta. Saber como funciona o organismo durante estas práticas, permite compreender como repercutem na vida cotidiana e como se relacionam entre si. Com esta informação é possível melhorar o desempenho em cada uma e tirar proveito de seus benefícios. Realizar com freqüência de atividade física e ter um corpo saudável ajuda a melhorar significativamente a vida sexual. Além de diminuir o estresse, liberar endorfinas e melhorar o estado de ânimo, o exercício permite equilibrar a pressão arterial, proteger a saúde do coração e prevenir a diabetes, melhorando as condições físicas e psíquicas dos atletas. Com o esporte, é possível reduzir a ansiedade e a depressão, gerando maior confiança e controle pessoal sobre o estresse e a tensão. Isso ajuda a aumentar o desejo, a segurança e relaxamento. Outro dos benefícios da atividade física é o que previne a disfunção erétil, associada a certas doenças, como a diabetes. No caso das mulheres, fortalece o tônus muscular da pelve e ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo do clitóris. Se bem que, em geral, o esporte favorece a actividade sexual, é importante não exceder nem sobreexigirse, já que a maior flexibilidade e resistência podem se transformar em lesões, dores nas costas e cansaço crônico. Seja porque queimam mais calorias, melhoram a pressão arterial ou ativam a frequência cardíaca com maior facilidade, algumas práticas esportivas favorecem em maior medida a atividade sexual. Em primeiro lugar encontram-se as atividades aeróbicas, seguida de relaxamento e localizadas. Geralmente, o período de relaxamento após o ato sexual é considerado como cansaço ou fraqueza. Se bem que com o sexo consomem entre 150 e 300 calorias e representa um desgaste equivalente a subir correndo dois andares pelas escadas, uma pessoa se recupera rapidamente. As condições que a atividade sexual pode submeter ao esporte estão mais relacionadas com o contexto e o humor e o estado psicológico do atleta. Se o atleta acredita que o sexo antes de uma competição ou treino condicionará o seu desempenho, é muito provável que aconteça. Além disso, as situações estressantes como infidelidades ou aquelas acompanhadas do consumo de álcool e poucas horas de sono também têm um impacto sobre o funcionamento do organismo, quer seja de forma física ou psíquica. Muitos atletas souberam superar esta crença e manter uma vida sexual ativa e plena, mesmo antes das competições. O importante é compreender que o atleta é uma pessoa iluminada por sentimentos, preocupações e características psicológicas individuais que podem interferir diretamente em seu desempenho se for possível. O esporte traz muitos benefícios para a atividade sexual de quem o pratique, e vice-versa. Seja melhorando as condições físicas do organismo, como a circulação e a musculatura, como também aumentando a auto-estima, liberando endorfinas e gerar confiança. De todas maneiras, é fundamental que cada atleta possa reconhecer seus potenciais e fraquezas, diminuir os condicionamentos psicológicos e poder moderar a relação entre as duas práticas, de acordo com o seu estado particular.