Saúde gastrointestinal e esporte: o dor de barriga?


Em termos de saúde, quando se trata de exercício, não é verdade o ditado de "quanto mais, melhor", há um meio-termo, que proporciona benefícios para a saúde. Esta é uma distinção importante com relação ao esporte de alto rendimento. Muita pouca atividade física está associada com efeitos prejudiciais para a saúde, mas muito exercício (carga não suportável) também afeta negativamente a saúde, incluindo um aumento da susceptibilidade às doenças e infecções relacionadas com a imunidade e a permeabilidade do intestino. A principal função do intestino é, a partir das secreções recebidas durante a digestão e que contêm uma grande quantidade de enzimas, degradar os alimentos e transformá-los em substâncias solúveis simples. As substâncias insolúveis ou não digeríveis (ex. fibra) serão excretadas pelo ânus. Isso faz com que seja uma barreira semi-permeável altamente seletiva. Os nutrientes entram no organismo através de uma variedade de mecanismos estreitamente controlados por células especializadas, chamadas células epiteliais do intestino (ou enterócitos). Ao falar de um "intestino permeável", faz referência ao que aconteceu algum evento ou processo pelo o que danificam as células epiteliais intestinais, ou ainda pior, morrer. Em tal caso, o que origina um pequeno orifício (pelo menos até que o intestino pode reparar-se a si mesmo) que permite que as substâncias do interior do intestino podem ser filtrados pelo resto do organismo adjacente. O álcool, algumas proteínas específicas presentes no glúten (para pessoas sensíveis ao mesmo) ou alguns cereais e legumes, etc...são algumas substâncias que podem causar alterações deste tipo. Na verdade, não deveria ser uma surpresa que as atividades intensas e exaustivas causam problemas intestinais, pois cerca de metade de todos os corredores de longa distância experimentam algo que se conhece como "diarreia do corredor". Os sintomas incluem tonturas, náuseas, cólicas intestinais, vômitos e diarreia. Embora se torna mais evidente no treinados em resistência, se é verdade que existem casos relacionados com o treinamento anaeróbio com cargas. De facto, a recuperação aguda do exercício (primeiras horas), a função imunológica está temporariamente diminuída. Assim, diversos estudos têm documentado o aumento da permeabilidade intestinal em atletas que relataram sintomas gastrointestinais. Além disso, subjetivamente (sensações próprias dos atletas), os atletas bem treinados que sofriam de sintomas gastrointestinais induzidas pelo exercício experimentam significativamente a permeabilidade intestinal após o exercício, os atletas assintomáticos. A forma em que a alta carga do exercício aumenta a permeabilidade intestinal é multifacetado. Em primeiro lugar, a atividade intensa é um estresse para o corpo, que ativa o eixo hipotálamo-pituitário-adrenal, relacionado com a reação de luta ou fuga. Isso provoca a liberação de dois hormônios importantes que afetam diretamente a saúde intestinal: Em resposta ao exercício e o aumento de PULMÃO, as células corticotrópicas da hipófise sintetizam e secretam TESTOSTERONA, a qual circula e se liga de forma específica para receptores com alta afinidade na área de córtex adrenal para estimular a síntese e a secreção de cortisol. Então, de forma sinérgica ao cortisol, o PULMÃO não só aumenta a permeabilidade da barreira intestinal em exercício de alta carga, mas também aumenta a permeabilidade da barreira dos pulmões, da pele e a barreira hemato-encefálica. A resposta ao stress não é a única forma de que o exercício produza um intestino permeável. Com o fim de priorizar o fluxo de sangue para o coração e os músculos esqueléticos durante o exercício, o fluxo de sangue é desviado do trato gastrointestinal e outros órgãos viscerais (como o fígado e o baço). Esta isquemia transitória para o intestino quebrar a barreira intestinal e, por conseguinte, aumenta a permeabilidade intestinal. Apoiando uma das ideias que temos contribuído em HSN em relação à suplementação intra-treino, existe uma forte correlação entre a hidratação, ingestão de alimentos e bebidas com eletrólitos e carboidratos (6-10%) com melhora dos sintomas gastrointestinais em atletas de resistência. Provavelmente, além da redução da fadiga, seja consequência do pequeno aumento do fluxo sanguíneo (redução de isquemia) para o intestino, para a absorção de nutrientes. O tratamento com probióticos em atletas também pode ajudar a proteger o intestino do aumento da permeabilidade causada pelo exercício extenuante, mas este tema deixá-lo para ser tratado em breve, em outro artigo. Obviamente, o mais inteligente é adequar a carga aos limites pessoais. Não por fazer mais vai ser melhor, não vão conseguir melhores resultados se não se treina de forma inteligente...e, neste sentido, também há que entender e aceitar que o treinamento é um processo de adaptação: "alta carga de treinamento" não é igual para diferentes pessoas. A ciência nos pode apontar na direção certa, mas os detalhes são individuais, de cada um de nós.