Renavam Detran DF: Atenção para o pagamento de impostos!


O Renavam não é nenhum tipo de imposto, mas sim um número de identificação do veículo.Ainda sim, a partir do Renavam Detran DF 2021, é possível verificar o pagamento do licenciamento, IPVA e outros débitos, que estão relacionados com o automóvel. De certa forma, conseguimos comparar o código do Renavam com um CPF. 


Para a população do Distrito Federal, é importante estar atento aos prazos de pagamento de todas essas contas mencionadas. Ficar em dia com elas é a melhor forma de evitar problemas caso alguém cheque o seu Renavam Detran DF 2021


Datas para o calendário de 2021 ainda não foram divulgadas pelo Departamento de Trânsito do DF, mas ainda existem pagamentos necessários previstos para este ano, de acordo com os números finais da placa do seu veículo. Confira também as datas do início da fiscalização da quitação :  


Calendário de Licenciamento Anual 2020 no Distrito Federal:


Finais de placa 1 e 2: 

  • prazo para licenciamento: até setembro de 2020

  • início da fiscalização: a partir de 01/10/2020


Finais de placa 3, 4 e 5: 

  • prazo para licenciamento: até outubro de 2020

  • início da fiscalização: a partir de 01/11/2020


Finais de placa 6, 7 e 8:

  • prazo para licenciamento: até novembro de 2020

  • início da fiscalização: a partir de 01/12/2020


Finais de placa 9 e 0:

  • prazo para licenciamento: até dezembro de 2020

  • início da fiscalização: a partir de 01/01/2021


Para fazer a renovação anual completa do documento do veículo, o CRLV, é necessário que o condutor também faça o pagamento do IPVA, do DPVAT e de multas de trânsito. 


Infrações previstas no CTB


O Código de Trânsito Brasileiro prevê multa para quem não tiver com o licenciamento em dia. Então não esqueça: em qualquer parada policial, como uma blitz, os agentes podem conferir o número do seu Renavam Detran DF 2021 ou 2020. 


Se o licenciamento não tiver sido pago, a infração é considerada gravíssima, gera a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o condutor é multado em R$293,47 e o veículo é recolhido e levado ao depósito da autoridade municipal de trânsito.   Todas essas consequências estão indicadas no artigo 230 do CTB. 


Já de acordo com o artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro ressalta a obrigatoriedade do motorista sempre carregar com ele o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Com ele,  as autoridades policiais conseguem fazer a consulta do Renavam Detran DF 2021.


Caso o condutor seja flagrado enquanto não está portando este documento, ele deve pagar uma multa de R$88,38 e perde três pontos na CNH, o que é considerada uma infração leve. 


As datas para o calendário de pagamentos 2021 do Distrito Federal ainda não foram divulgadas, mas podem ser conferidas no site do Detran DF.