Quer emagrecer e melhorar o seu perfil lipídico?: Glucomanán


O glucomanán é o principal polissacarídeo de reserva dos tubérculos da planta originária da Índia e da China, Amorphophallus konjac. O glucomanán é um polissacárido fibroso (carboidrato), praticamente acalórico e muito solúvel (1 grama pode pegar até 200 ml de água). Por este motivo, o glucomanán proporciona uma grande sensação de saciedade e, devido à sua capacidade de aumentar a viscosidade do conteúdo intestinal, atrasando o esvaziamento gástrico, prolongando assim o efeito de saciedade. Portanto, tomado com água, aumenta o volume do estômago, atirando-se assim sinais hormonais e o centro do apetite, localizado no cérebro. Desta forma, consegue-se reduzir a ingestão de alimentos, portanto, a ingestão de calorias, induzindo a mobilização de tecido adiposo para a obtenção de energia. A nível do intestino, reduz a velocidade de absorção de nutrientes, ao constituir uma barreira que protege a ação das enzimas e que dificulta o seu acesso à mucosa intestinal. Por este motivo, não é adequado para momentos próximos ao treino, porque lembre-se que, apesar de que o nosso objetivo seja perder peso, as refeições próximas ao treino (antes e depois) são importantes que sejam de rápida absorção. Apesar de essa qualidade, não limita a absorção de minerais como o cálcio, o ferro, o cobre ou o zinco.