Propriedades e benefícios da spirulina


Há alguns dias vos falamos nestas mesmas linhas da espirulina, uma divisão que, apesar de ser já utilizada pelos astecas, foi há poucos anos que se tornou moda por suas incríveis propriedades nutricionais e benefícios que oferece para a saúde. Propriedades nutricionais da spirulina Com altos valores nutricionais e potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, entre outras, hoje vamos apresentar outras propriedades de nos, encorajando-o a introduzir a spirulina em nossa dieta habitual. – Os estudos demonstraram que pode reduzir a pressão arterial A hipertensão arterial é um importante fator de risco para inúmeras doenças mortais, como ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais ou doença renal crônica. Diversos estudos demonstraram que uma dose de 4,5 gramas por dia reduz a pressão arterial em pessoas com níveis de pressão arterial normais. Acredita-Se que isso é devido por um aumento da produção de óxido nítrico, uma molécula de sinalização que ajuda a relaxar e dilaten os vasos sanguíneos. – A espirulina melhora os sintomas da rinite alérgica A rinite alérgica é uma doença que se caracteriza pela inflamação das vias aéreas nasais. É causada por alérgenos ambientais, como o pólen, pêlos de animais ou até mesmo o pó de trigo. A espirulina é oferecido como um tratamento alternativo para os sintomas comuns da rinite alérgica, e há evidências de que pode ser bastante eficaz. Um estudo comprovou que dois gramas por dia reduz drasticamente os sintomas de coriza, espirros, congestão nasal e prurido. – Pode ser eficaz contra a anemia Existem muitos tipos de anemia, sendo o mais comum que se caracteriza por uma redução da hemoglobina ou de glóbulos vermelhos no sangue. Esta anemia é bastante comum especialmente em idosos, provocando fraqueza e fadiga constantes. Em um estudo realizado em idosos, mostrou que os suplementos de espirulina aumentaram os níveis de hemoglobina nos glóbulos vermelhos. No entanto, ainda é necessária uma maior investigação antes de poder confirmar estes resultados. – Melhora a força muscular e a resistência O dano oxidativo induzido pelo exercício é um fator decisivo na fadiga muscular. Sabe-Se que certos alimentos de origem vegetal tem propriedades antioxidantes que ajudam os atletas e pessoas fisicamente ativas para minimizar este dano. Diferentes estudos têm demonstrado também que a spirulina pode ser benéfica, melhorando a força muscular e a resistência. – A spirulina pode ajudar a controlar o açúcar no sangue Vários estudos em animais mostraram que a spirulina pode reduzir os níveis de açúcar no sangue de forma significativa. Em alguns casos, o seu efeito tem sido até superior ao dos medicamentos para diabetes mais populares. Há também algumas evidências já que demonstram a sua eficácia em seres humanos. Como vimos nestes dois artigos, a spirulina tem inúmeros benefícios para a saúde. No mercado podemos encontrar já numerosos suplementos de espirulina, que nos permitem verificar, por nós mesmos o incrivelmente saudável que é, sem dúvida, um todo, um "super-alimento". Para mais detalhes, sugerimos a leitura de nosso artigo "Benefícios da spirulina" O Conocíais as propriedades e benefícios da spirulina que vos acabamos de mencionar?