Propriedades da gema de ovo


Durante anos, acreditou-se que o consumo do ovo estava relacionado a um estilo de vida pouco saudável, o grande mito "o ovo é ruim, porque aumenta o colesterol" estava muito difundido entre a sociedade. Esta crença popular era tomada por especialistas da área de saúde que limita e até mesmo proíbem o consumo de este incrível alimento. Quando falamos de dieta saudável e equilibrada, entende-se que é uma dieta que inclua todos os alimentos que nos oferece a natureza em quantidades e percentagens adequados, cobrindo os macro e micronutrientes: Hidratos de carbono, lípidos ou gorduras, vitaminas, proteínas, vitaminas e minerais. O ovo deve fazer parte de uma dieta equilibrada, contém apenas 70 calorias (como uma fruta), embora a clara de ovo apenas contém gordura e é um pouco mais alta em proteínas da gema (3.6 gr em comparação com 2.7 gr), o centro amarelo do ovo é onde se armazenam os nutrientes, incluindo vitaminas, minerais e outros componentes. O amarelo intenso, a gema é devido à presença de um corante natural alaranjado conhecido como carotenóide, um excelente precursor da vitamina A, tão conhecida por suas funções na saúde dos olhos, pele e cabelos. A importância da gema reside em várias causas: A gema de ovo é uma poderosa fonte de vitaminas e minerais: Contém vitaminas A, E, D, Ácido Fólico, B12, B6, B2, B1. A gema de ovo é um dos poucos alimentos que contém vitamina D de forma natural. Além disso, a gema contém uma excelente fonte de ferro, fósforo, potássio e magnésio. Possui uma substância chamada colina (clara apresenta apenas traços), esta substância influencia o desenvolvimento da memória durante a fase embrionária. Além disso, o componente alimentar muito importante para o funcionamento de todas as células. Embora a gema possui gorduras, o conteúdo total destas é de 4 a 4,5 g de gordura por unidade, das quais 1,5 g são as gorduras saturadas e o restante insaturadas (predominando as gorduras mono-insaturadas, que são benéficas para o organismo). Embora a gema de ovo tem colesterol, não afeta em grande medida para o colesterol no sangue em pessoas saudáveis, já que não é o principal responsável pelo aumento. Existem fatores hereditários, como o estresse ou o excesso de peso que representam muito mais risco para a saúde do coração que o colesterol consumido a partir da dieta. Um aumento de colesterol pode ser evitado com a ingestão de alimentos ricos e gorduras insaturadas. Outro aspecto importante a destacar da gema, é que o ovo contém lecitina, uma substância capaz de ligar-se ao colesterol para impedir que este seja totalmente absorvido pelo nosso organismo. A lecitina é encontrado de forma natural em nosso organismo, na medula óssea, no cérebro, no fígado e no coração, e é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso. Além disso, esta substância ajuda a manter a concentração, é um agente anti-colesterolémico, sendo, portanto, conhecida como uma importante protetora do coração. Não há que esquecer que o colesterol tem uma função no organismo, já que é imprescindível para a fabricação de hormônios como a testosterona, para produzir a vitamina D (que também é produzida por nós, durante a exposição à luz solar) e construir as paredes celulares. A gema é um participante essencial da regulação dos níveis de testosterona. É por isso que a gema de ovo é apresentado na dieta dos fisiculturistas. Para concluir, destaca-se que muitos são os fatores que aumentam o colesterol no sangue, e a maioria deles estão vinculados relacionados com maus hábitos de vida, portanto, esses hábitos pouco saudáveis são as que devem ser modificadas e não a restrição de um alimento tão saudável como a gema de ovo. Consumir um ovo três vezes por semana seria o ideal, principalmente para os atletas, já que a gema ganhou um oco no interior dos alimentos com mais propriedades protetoras, além de potenciar o uso da memória e conter nutrientes como as vitaminas do complexo B, ácido fólico e ferro.