Por que se tende ao rs no agachamento?


Especialmente entre os iniciantes, pode apreciar-se como, ao realizar agachamentos, tende-se a juntar os joelhos na transição entre a fase excêntrica e concêntrica (baixo para cima). Este movimento é conhecido como "genu valgo", e ocorre quando o segmento distal (tíbia e fíbula) desvia para fora em relação à articulação do joelho, o que pode resultar em dor fémoropatelar (dor na região anterior do joelho), se não for corrigida. As causas podem ser variadas, como a insuficiência de amplitude de movimento de flexão dorsal de tornozelo, pouca força e desenvolvimento dos glúteos, pegada em pronação ou tendência a recurvatum (hiperextensão do joelho). No entanto, é certo que, se tomarmos a sujeitos mais experientes, o valgo parece mostrar algum tipo de vantagem mecânica em levantamentos dado que muitos atletas fazem. Neste ponto, vamos fazer uma análise para compreendê-lo. Se um sujeito pode fazer agachamento com cargas leves e manter os joelhos alinhados com os dedos dos pés (podem sobrepasarlos), isso significa que não têm problemas de mobilidade, estabilidade, flexibilidade, força e coordenação. Para intensidades altas, uma das hipóteses que se cruzam para explicar a tendência ao valho a pena é que se produz um alongamento associado a um ou mais dos extensores do quadril. Em outras palavras, um músculo pode ser mais forte ao elongarse em maior grau (armazena mais energia elástica), pois a contração posterior pode ser mais potente. Quando os quadris estão ligeiramente em adução e rotação interna (colapso rs), um ou mais dos músculos extensores de quadril (glúteo maior, isquiosurales, e aductores, principalmente) são colocados em uma posição mais favorável (maior braço de momento interno) para a abdução e rotação externa posterior. Alguns artigos que analisam a biomecânica do membro inferior (ver fontes) expõem que os rotadores externos do quadril (entre outros, o piriforme e obturador interno) são, de fato, fortes extensores do quadril, e o seu comprimento aumenta em posição de flexão de quadril e adução, o que significa que produzem uma maior força elástica passiva na parte inferior de uma posição de agachamento ao tender ao valho a pena. Embora, atualmente, não existe nenhuma pesquisa que tenha investigado especificamente a capacidade do par de força dos extensores do quadril na parte inferior do movimento de agachamento, se postula que esta explicação para ser investigada e certificar-se em um futuro próximo. Os iniciantes devem aprender as regras antes de que possam quebrá-los e dominar a técnica correta de qualquer movimento. Os mais experientes parece que não sofrem de "per se" um genu valgo, mas sim um "tic valho a pena" aceitável para melhorar levantamentos, sempre e quando não está associado com a dor do joelho. Como já explicado, a produção de torque de extensão do quadril pode ser mais forte em ligeira adução do quadril e rotação interna prévia, sempre e quando esta se corrija imediatamente durante o levantamento. No caso de que se tenha uma alteração estrutural (não momentânea), para sua correção, é necessário: