Os verdadeiros resultados da electroestimulação


Nos dois últimos anos, a abertura de centros de electroestimulação está experimentando um aumento notável. Provavelmente, os fatos tenham um especial atrativo para o público, e até mesmo a sensação de pontadas que se experimenta nas primeiras sessões é criado como um sintoma de ter treinado muito melhor que de uma forma convencional, mas a realidade é algo diferente a essas percepções. Aqui, um parágrafo sobre o tema de dores musculares VS trabalho bem feito: A electroestimulação muscular (EMS) consiste em utilizar a energia elétrica de um dispositivo para obter a contração involuntária das fibras musculares. Por ser uma contração passiva, o sistema nervoso central não realiza trabalho ativo algum para o recrutamento de unidades motoras na área de aplicação, além de receber o estímulo elétrico. Essa área de aplicação pode ser local ou global, de corpo inteiro (WB-EMS, por suas iniciais em inglês), que recentemente está a suscitar mais interesse nos centros de electroestimulação. Os métodos de utilização aplicados ao treinamento podem ser agrupadas em: Cada uma destas metodologias tem sua aplicação específica, mas em caso de lesão é quando melhor se responde a qualquer um dos três, já que, segundo se afirma, pode ser uma ferramenta eficaz para lutar contra a redução da massa muscular e da função observada em inúmeras afecções que levam a longo repouso na cama. Perante esta primeira contribuição, como são a maioria dos usuários deste tipo lesionados? Eu acho que não. A razão de uma média de 20€ por sessão, estes são alguns dos resultados que poderíamos esperar de acordo com os centros que promovem: Sem mais referências que esses pontos assinalados, alguém que não sabe o EMS pode pensar que é o método mais revolucionário e eficaz de os últimos anos e, em certa parte, não têm culpa de pensar assim. Como em tantos setores, o marketing desempenha um ponto principal no futuro do negócio e estes "resultados" claro que vão a favor de quem os faz publicidade. No entanto, os profissionais da área sabemos que não é realmente assim e, sob meu ponto de vista, teria que dizer a verdade inteira, para que o cliente avalie se você quer ou não usá-lo. Artigos como este ou simpósios como o que recentemente teve lugar em Madrid, o VII Simpósio Internacional de atualização em treinamento de Força, ajudam a fazer isso. Vamos ver algumas das verdadeiras evidências nas quais podemos nos apoiar para avaliar seus resultados nas secções seguintes. Um dos resultados mais promissores e que a maioria dos usuários utilizam a EMS é a perda de peso e gordura em pouco tempo. Em 2012, realizou-se um dos estudos mais referenciados e importantes até à data, no qual se comparou o aumento do gasto de energia ao realizar exercício ativo levando coletes com o equivalente a andar com ou sem bengalas. De fato, os próprios autores concluem dizendo que não é significativo para o setor, a menos que os clientes sejam incapazes (por lesão ou doença) de realizar exercício ativo. Mais recentemente, outros resultados sugerem que o uso de EMS durante o exercício voluntário melhora as respostas cardiovascular e metabólica em pessoas com alguma doença metabólica, uma vez que afeta de forma particular ao metabolismo da glicose. Até aqui seria a parte que gostariam de vender, no entanto, "completando a verdade" há que se dizer que os autores também acrescentam que essas melhorias não são nem importantes na hora de perder peso (ver tabela abaixo), e o mais preocupante é que este tipo de clientes (doenças metabólicas como a diabetes), a EMS é contra-indicado, precisamente, pelo seu efeito sobre o metabolismo da glicose. Embora o seu uso para a perda de peso/gordura está assumindo o verdadeiro crescimento da EMS, os primeiros estudos que se realizaram e os que mais bibliografia existe, orientam-se para a sua aplicação para melhorar o desempenho. Antes de mais nada, teria que dizer que não é fácil estabelecer uma intensidade de trabalho, como ocorre no treinamento de voluntários, onde o 1 RM é utilizada como medida. Com o uso de EMS, a intensidade é estabelecida em função do máximo que um sujeito é capaz de suportar, o que depende diretamente da capacidade individual de lidar com a dor. Assim, estabelecer padrões de treinamento com o EMS é complexo, o que faz com que em cada estudo, foi utilizado um protocolo diferente. Em qualquer caso, há um grande número de estudos que não está melhorias na utilização do traje WB-EMS em frente ao treinamento convencional voluntário. Algumas das conclusões encontradas em pesquisas relevantes são: Atendendo a isso, e, comparando com o que é anunciado e já citado em parágrafos anteriores, não "saltar mais rápido e corre mais rápido" a menos que já pular alto e gozar rápido. Qualquer método de treinamento tem suas contra-indicações, limitações e certos perigos, mas no caso dos ternos WB-EMS isso pode ser um aspecto importante, que nem sempre é devidamente tido em conta, sobretudo, pela falta de conhecimento a respeito. Assim, alguns aspectos perigosos a ter em conta são: Além disso, está contra-indicado para: Tudo isso faz-se necessária a monitorização contínua por parte de um profissional, o que, unido ao elevado custo de compra do terno e da sua manutenção, eleve o custo da sessão para uma média de 20€. Tendo em conta tudo o que foi dito até agora, o WB-EMS não traz benefícios adicionais significativos ao treinamento convencional, por que estaríamos pagando cerca de 80€/mês (1 sessão por semana, como é anunciado) por que nem sequer obter esses benefícios, já que 1 sessão por semana realmente é improdutiva. No caso de querer ver resultados reais com WB-EMS sobreposta, teria que investir cerca de 60€ por semana (3 sessões por semana). Mesmo diminuindo a freqüência de duas sessões por semana, com o que "algum" pequeno resultado seria obtido (embora não superior ao do treinamento convencional), custariam 40€/semana. Se de um centro de fitness convencional (não um "low cost", que é uma opção ainda mais econômica) ronda os 40€/mês, para poder ir quantas vezes quiser, e sabendo que os resultados seriam mais garantidas não parece ser uma opção mais coerente que o uso de WB-EMS?. Em resumo, parece que a melhor opção é o treinamento convencional com resistências combinado com EMS local (não WB-EMS). É dizer, a EMS funciona (embora não seja um método milagre), desde que se use como complemento e nunca como alternativa ao treino com resistências convencional (tudo isso, sem levar em conta o que foi dito sobre o custo económico). Por último, gostaria de destacar que, embora não tenham sido comparados de forma direta, as melhorias obtidas a médio prazo (mesociclo) quanto à força com o EMS (3 sessões por semana) não são superiores às obtidas, por exemplo, com o método de potenciação pós-ativação (PAP), enquanto que as adaptações neurais, têm demonstrado aumentar com PAP frente à EMS. Com esse pequeno exemplo ilustra que existem outros métodos de treinamento complementares ao treinamento de força convencional, que são iguais ou superiores ao WB-EMS, com menos material e menos custo.