O que deve comer um atleta de desempenho?


Muitos atletas pensam que precisam de altas doses de proteína para alimentar os seus músculos, mas, no entanto, de acordo com a documentação, não é de todo verdade. E isso vai ser por causa da exclusão, em parte, da quantidade de hidratos de carbono necessária para suprir as necessidades calóricas dos atletas, e assim como o corte de calorias provenientes deste macronutriente. Nos primeiros momentos deste processo, o aspecto que se alcança é uma redução do peso, mas que é a consequência da perda de água e a depleção de glicogênio. Simplesmente, sem o glicogênio necessário, armazenado em nossos músculos, sob o meu ponto de vista, a performance vai para o lixo. Este item ajuda a reter a água, sendo uma condição fundamental para o exercício em alta intensidade e o desempenho com esta prática. Enquanto os atletas de resistência são fáceis de convencer da necessidade de carboidratos em sua dieta, não é o caso de atletas de força, onde os hidratos de carbono devem ficar altos, e a proteína moderada. É claro que, para ambas as disciplinas, as gorduras são essenciais. Se os atletas de força destinam a prestar, em seu esporte, devem manter uma dieta alta em hidratos de carbono, que necessita de adequado abastecimento das reservas de glicogénio. A questão neste sentido é que, para esta modalidade esportiva, de alta intensidade, e de poderosas contrações musculares, o substrato energético predominante é o hidrato de carbono. Nem a gordura e a proteína (aminoácidos) podem oxidar-se de forma tão rápida e eficaz quanto o hidrato de carbono. Uma dieta carente em hidratos de carbono pode provocar o atleta de desempenho: Dieta alta em proteína e gorduras pode provocar: De certo modo, sim. Embora muitos destes tendem a ingerir uma quantidade que excede o que realmente necessitariam para a síntese muscular. Quanta proteína é essa? Suponhamos o caso de um atleta de 80kg, então, situando-nos o máximo de valor, nos daria um total de 136 gramas de proteína por dia. Como exemplo, uma tabela com valores de porções de alimentos e sua equivalência protéica de acordo com o peso: As recomendações para um atleta que pretenda manter um alto nível na hora de desenvolver sua disciplina desportiva deve consumir, de forma indicativa: Não obstante, estes valores seriam totalmente customizáveis para o sujeito individual, de acordo com as exigências do treino e competição. Os hidratos de carbono seriam a fonte energética primária para garantir os máximos esforços, sendo a pedra angular de sua dieta.