O quanto eu quero, graças ao ginásio!


Embora no domínio do desporto tem prestado menos atenção à sua contribuição para o bem-estar psicológico e a felicidade eudaimónica, ou seja, aquela que está associada a uma sensação de que a vida tem sentido e que tem um propósito na vida (em frente a mais conhecida felicidade hedônica, que se obtém através da autogratificación, como a compra de determinados objetos, comida, etc). O funcionamento psicológico ideal e o autodesenvolvimento do potencial máximo é conceptualizan em termos de seis dimensões: Um dos objetivos principais do treinamento (especialmente fitness e musculação), é a melhoria estética do corpo, que pertencem à dimensão nº6: a autoaceitação. No entanto, é possível que o esporte, em geral, e o fitness/musculação, em particular, ajudam a completar o restante de dimensões para o tema que estamos tratando? A resposta é positiva. Ao menos, assim tem sido demonstrado com algumas pesquisas realizadas em mais de 600 pessoas com diferentes hábitos de vida. De todos é sabido que a prática de atividade física libera endorfinas, reduz os níveis de estresse, depressão e outros estados afetivos negativos. No entanto, a base biológica de esta relação não foi claramente abordada do ponto de vista de que a informação sobre as vias de sinalização molecular. Estas vias que transducen estados psicológicos positivos na fisiologia somática de um indivíduo influencia a expressão de seus genes, sendo especialmente interessante que os diferentes tipos de felicidade têm diferentes efeitos sobre o genoma humano. Assim, o chamado bem-estar eudaimónico do que estamos falando, estimula a expressão de perfis genéticos favoráveis nas células do sistema imunológico, potenciando a baixos níveis de citocinas pró-inflamatórias (IL-1?, IL-6, IL-8 e TNF-?) e uma forte expressão de genes ligados a anticorpos e moléculas antivirais (IgG-1). No entanto, as pessoas com um bem-estar hedonista, que é o tipo de felicidade que provém de autosatisfação e a obtenção de prazer, experimentam tudo o contrário: altos níveis de inflamação e poucos anticorpos em seu organismo. Como sempre, nem tudo é branco ou preto, e o modelo representado no parágrafo anterior, é impossível que se ajuste ao 100% a uma pessoa, já que todos nós temos um percentual de felicidade hedônica, e outro de felicidade eudaimónica. Desta forma, a prática de atividade física está associada a um aumento da felicidade eudaimónica, mas ambas as duas são expressas em conjunto. E a realização completa felicidade têm um papel fundamental das necessidades psicológicas básicas (relaxamento, diversão, ausência de estresse), durante a prática de exercício. Portanto, pode-se concluir que, para alcançar um maior bem-estar, o verdadeiramente importante não é o nível de atividade (que vai aumentando com a prática), mas sim as sensações que se experimentam durante a atividade.