O poder saciante do ovo


Um dos maiores problemas para perder peso está na ansiedade por comer, o problema que sofremos quando comemos demais, mas não nos alimentam. O problema é que muitas vezes nos impede de perder peso e se sentir melhor com nós mesmos, por isso é muito importante descobrir aqueles alimentos que possuem um alto poder de saciedade, ou seja, que podem nos ajudar a emagrecer sem passar fome. Entre eles encontra-se o ovo, um alimento que tem sido muitas vezes criticado e tratado como um elemento nocivo para a saúde, quando, na verdade, pode se tornar uma parte importante da nossa dieta. O ovo possui características muito positivas, ao contrário do que sempre se acreditou. Durante muito tempo afirmou-se que o ovo poderia aumentar o risco de padecer de graves doenças coronárias, além de colesterol, arterosclerosis e de outras doenças, embora diversos estudos tiveram o cuidado de lavar a sua imagem e mostrar todas as suas bondades. Em primeiro lugar, um ovo de tamanho médio, não traz mais de 70 kcal, enquanto que nos oferece uma grande quantidade de nutrientes. Entre eles encontramos proteínas de alta qualidade e em grande quantidade, até 6,5 gramas por cada unidade, gorduras saudáveis, especialmente concentrados na gema, e com predominância de gorduras insaturadas, e um alto teor de minerais como o ferro, o fósforo, o sódio e o zinco, e vitaminas lipossolúveis A, D, E e outras do grupo B. Como se isso não bastasse, o ovo tem um grande poder de saciedade, o que nos sentiremos completos, mais facilmente, se incluirmos este alimento em nossa alimentação de forma regular. O ideal seria incluir um ovo duro no nosso pequeno-almoço para que a sensação de fome demore mais a chegar para podermos fazer um almoço e uma refeição mais controladas, enquanto que também têm surgido nos últimos tempo dietas cujo componente principal é o ovo, e que têm como objetivo a perda de peso através de seu alto poder de saciedade.