O cálcio e a vitamina D, fundamentais contra a osteoporose


Você sabia que o cálcio e a vitamina D são essenciais contra a osteoporose?, para garantir a boa saúde e a força de nossos ossos e dentes é essencial ter uma dieta equilibrada e de um fluxo constante de nutrientes, sendo os mais importantes o cálcio e a vitamina D antes mencionados. Benefícios do cálcio e da vitamina D para os nossos ossos O cálcio é um mineral que as pessoas precisamos para construir e manter ossos e dentes fortes. Além disso, é necessário para outras funções físicas, como é o controlo muscular e a circulação sangüínea. No entanto, o cálcio não ocorre em nosso corpo, mas que deve ser absorvido através dos alimentos que comemos. Para uma absorção eficaz do cálcio dos alimentos, nosso corpo precisa de vitamina D. É importante ter em conta que, se não levamos o suficiente cálcio através dos alimentos ricos em cálcio, o organismo irá retirar de onde está armazenado em nossos ossos. Isso, com o passar do tempo, faz com que os ossos se enfraqueçam e possa produzir osteoporose – uma doença que faz com que os ossos se tornem mais frágeis. Em especial, as mulheres na pós-menopausa são as mais vulneráveis à osteoporose, devido, sobretudo, a perda de estrogênio, embora não seja a única causa, já que uma dieta pobre em cálcio e vitamina D, bem como a falta de exercício, também desempenham um papel fundamental. Mas é um problema que afeta mais as mulheres, os homens não estão livres de sofrer osteoporose, embora, geralmente, é um processo que leva mais tarde. Daí que seja importante também controlar a ingestão de cálcio. As necessidades de cálcio variam de acordo com a idade ou fase da vida. Na tabela abaixo podemos verificar as doses diárias de consumo de cálcio. Na maioria das pessoas, uma dieta equilibrada garante as doses recomendadas de cálcio que o corpo precisa, embora em alguns casos, podem ser necessários suplementos de cálcio. Além disso, há que ter em conta que o sal e o aumento dos níveis de proteína podem fazer com que os rins eliminem mais cálcio, daí que se devam limitar o consumo destas substâncias. As principais fontes de cálcio são leite, iogurte, queijo e outros produtos lácteos. No entanto, há uma grande variedade de alimentos ricos em cálcio: o brócolis, a couve e outros vegetais de folha verde, a sardinha, o salmão, a cavala e outros peixes de osso mole, o tofú, o pão, as massas e dos cereais, entre outros. Como señalábamos no início, a vitamina D é fundamental para absorver o cálcio que fornecemos ao corpo. Esta vitamina se pode obter através da pele, a ingestão de determinados alimentos e suplementos. A soma de uma dieta rica em cálcio e vitamina D deve-se adicionar a prática de exercício físico regular. Às vezes, certos factores como a toma de determinados medicamentos, a vida sedentária ou a menopausa podem acelerar o processo de perda de osso. Nestes casos é importante colocar-nos nas mãos de nosso especialista para que nos faça um acompanhamento e, se necessário, fixar algum tratamento para diminuir o risco de osteoporose ou controlá-la, se já está presente. Para uma informação adicional, recomendamos ler o nosso artigo "O cálcio e a vitamina D para manter os ossos fortes e saudáveis" Mas vós?, sabias que o cálcio e a vitamina D são essenciais para combater a osteoporose?