Novos benefícios dos mirtilos


Há alguns dias os contávamos nestas mesmas linhas das excelentes propriedades nutricionais dos mirtilos, frutas ricas em antioxidantes, muito baixas em calorias e carregadas de nutrientes. Nessa segunda parte do nosso especial sobre este super alimento vamos mostrar novos benefícios que nos trazem o consumo de mirtilos. Certeza que depois de ler este artigo, você estará desejando aproveitar as saborosas frutas. Propriedades dos mirtilos para a nossa saúde – Os mirtilos são aliados do nosso coração Comer mirtilos ajudam a prevenir muitas doenças do coração, já que vimos na primeira parte de nosso especial, ajudam a reduzir a pressão arterial e o colesterol "ruim" enferrujado. Não obstante, há que ter do que os anteriores não são doenças, mas sim fatores de risco que nos avisam que temos que cuidar mais do nosso corpo. Em um recente estudo realizado sobre quase 100.000 enfermeiros constatou-se que comer grande quantidade de antocianinas (o principal antioxidante do mirtilo) relacionando com um risco 32% menor de sofrer ataques do coração. Embora não se possa demonstrar que os mirtilos tenham reduzido o risco, sim, que devido seus efeitos e benefícios sobre os fatores de risco, sim, que nos proteja de forma direta contra doenças reais. – Melhoram a função cerebral e a memória O estresse oxidativo acelera o processo de envelhecimento do cérebro, fator que têm efeitos negativos sobre o funcionamento de nosso cérebro. Diversos estudos com animais constataram que os antioxidantes que os mirtilos têm a acumular-se nas zonas do cérebro que são vitais para a inteligência. Atuam de forma direta no envelhecimento dos neurônios, melhorando a sinalização celular. Em particular, o consumo de mirtilos e morangos cifrarían esse atraso no envelhecimento cognitivo em até 2,5 anos. – Os mirtilos têm propriedades anti-diabéticas Em comparação com muitas outras frutas, os mirtilos têm muito menos açúcar. Além disso, os compostos bioativos apresentam os mirtilos ajudam você a controlar os níveis de açúcar no sangue. Em concreto, são as antocianinas podem ter efeitos positivos para a sensibilidade à insulina e o metabolismo da glicose. A melhora da sensibilidade à insulina, favorece a diminuição do risco de síndrome metabólica e diabetes tipo 2, que são dois dos principais problemas de saúde. – Combater as infecções urinárias As infecções urinárias são um problema muito comum, em especial nas mulheres. É bem sabido que o suco de mirtilo pode ajudar a prevenir estes tipos de infecções. Em concreto, para evitar que a bactéria Escherichia coli é fixado na parede da bexiga. – Os mirtilos reduzem o dano muscular após o exercício intenso O exercício intenso provoca dor muscular, fadiga e dores musculares. Isso é causado pela inflamação local e o estresse oxidativo no tecido muscular. Os suplementos de mirtilos podem reduzir o dano produzido ao nível molecular, minimizando a dor e a redução no rendimento muscular. Portanto, esta fruta nos ajudaria a reduzir a recuperação muscular depois de ejercitarnos. E se ainda não o fez, convidamos você a ler a primeira parte de nosso especial: os Benefícios da uva-do-monte azul