Mitos falsos sobre os regimes de emagrecimento


Os regimes de emagrecimento estão por uma série de mitos falsos que vamos divulgar em nosso blog de Saúde. Promovemos sempre uma vida saudável, cujos principais pilares devem ser a alimentação e o exercício. Ambos são fundamentais para desfrutar de uma vida saudável e prevenir o surgimento de inúmeras doenças. Apesar de que sempre nos estimamos mais, seja por ter uma aparência melhor, ou por gozar de um bom estado de saúde (física e mental), ainda há falsas crenças ou mitos sobre determinados alimentos. Assim, durante anos, afirmava erroneamente, que o culpado do aumento de peso de muitas pessoas era o pão. É apenas uma dos muitos exemplos que poderíamos dar. Mitos que, em alguns casos, ainda são apontados como falsas verdades ou sem estar apoiados em nenhum estudo científico. Quais são os falsos mitos cercam os regimes de emagrecimento? No outro dia vos tínhamos alguns dos principais mitos que cercam algumas dietas de emagrecimento. Hoje continuamos a revelar falsas crenças em relação a alguns alimentos ou nutrientes, que devemos ter em conta não só na hora de perder peso, mas também se o que buscamos é melhorar a nossa saúde. Com os seguintes tópicos queremos lançar um pouco de luz a este importante tema. – Não se devem juntar hidratos de carbono e proteínas na mesma refeição Outra frase que se costuma repetir chegando a confundir muitas pessoas, e mais, se tivermos em conta que é um absurdo a abordagem de base. E é que muitos alimentos são compostos por hidratos de carbono, gorduras e proteínas, por isso é inútil separar alimentos que, em sua própria composição, já pode conter os nutrientes que queremos separar. Além disso, o aparelho digestivo humano é muito eficaz na hora de digerir todos os tipos de alimentos misturados, sem que isso represente um problema. – Os alimentos integrais não engordam Como vimos com as frutas, esses alimentos aumentar a sensação de saciedade graças à fibra que eles trazem. No entanto, o resto de sua composição é muito semelhante ao dos alimentos refinados, e por isso o número de calorias não é muito diferente. A fibra é maravilhosa, já que melhora o trânsito intestinal, reduz os níveis de glicose e colesterol no sangue e a prevenir certas doenças, por isso é muito recomendável consumir alimentos ricos em fibras, mas não por que nos fornecem menos calorias. – Algumas frutas engordam Frutas, como bananas, ou as uvas são geralmente eliminar de forma equivocada das dietas de emagrecimento. Além de contar com grandes benefícios para o organismo, a mesma quantidade dessas frutas fornecem mais energia do que outras. Daí que o que se deva fazer é consumir menos quantidade, mas não eliminá-los. – O óleo de oliva não engorda Todos os óleos proporcionam uma boa quantidade de calorias, por isso sempre se deve moderar o seu consumo, principalmente se cozinha, se o que queremos é perder peso. – Estou gordo, porque fico com muitos líquidos Esta frase, ouvimos todos, em alguma ocasião. No entanto, não é certa, já que a maior parte do excesso de peso é dado por um excesso de gordura corporal e não a água. Daí que seja perigoso o uso indiscriminado e sem orientação de um especialista de diuréticos. Para conhecer outros mitos, recomendamos ler o nosso artigo "Mitos falsos sobre as dietas de emagrecimento" O que vos parecem esses falsos mitos sobre os regimes de emagrecimento que vos acabamos de expor, em linhas anteriores?