Mitos falsos sobre as dietas de emagrecimento


Você sabe quais são os falsos mitos sobre dietas de emagrecimento? Se os temos em nosso blog de Saúde. Cada vez levamos mais a sério a alimentação, seja pela crescente culto da beleza e ficar em forma, como a relação direta que há entre uma boa alimentação e gozar de boa saúde e prevenir doenças. No entanto, esse interesse tem provocado decorrentes de pseudo-especialistas ou pessoas que lançam teorias errôneas que podem levar a provocar graves problemas de saúde em todas aquelas pessoas que procuram perder peso através da alimentação. Quais são os falsos mitos em torno das dietas de emagrecimento? Por esse motivo, em nossa especial temos querido passar por uma série de mitos que não têm nenhuma base científica e que, portanto, não devem ser tidos em conta na hora de começar um regime para emagrecer: – Os carboidratos engordam Todos nós temos ouvido em mais de uma ocasião, esta frase, seja na hora de se referir à massa, batata ou pão. Devemos ter em conta que os hidratos de carbono são a principal fonte de energia com que conta o nosso corpo. Daí que o nosso organismo necessita a cada dia uma quantidade mínima, porque senão recorrer aos nutrientes como as proteínas ou das gorduras, com os consequentes efeitos negativos que isso pode provocar. Além disso, este tipo de alimentos são uma importante fonte de fibra, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, o que se ingerem menos calorias, geralmente gorduras que sim que são prejudiciais. No entanto, você deve evitar carboidratos provenientes de alimentos de origem industrial, como pães, bolos e qualquer tipo de doce, já que, para além de hidratos de carbono, fornecem uma boa quantidade de gorduras muito nocivas, daí que se devam excluir de uma dieta de emagrecimento. – A água à refeição engorda É uma das grandes mentiras que a base de repetir algumas pessoas acabam por acreditar. A água não fornece calorias, por isso é impossível que engorda. O que é aconselhável é tomar antes das refeições, pois isso faz com que estejamos mais cheios e, portanto, comer menos quantidade. – As frutas engordam se comem depois da refeição Dá igual quando vamos pegar uma fruta, já que o aporte calórico não vai variar. Se a tomamos antes que sim, que ajudará a nos suprir ao trazer fibra, fazendo com que então comamos menos. Mas, em qualquer caso, a ordem em que tomemos qualquer alimento não varia sua quantidade de calorias. – Os alimentos light ajudam a emagrecer Como já vimos em alguma ocasião no blog, este tipo de alimentos que têm menos calorias que os normais, mas se consumidos em excesso, também estarão ajudando a aumentar de peso. Além disso, em algumas ocasiões, estes alimentos contêm outros ingredientes muito pouco recomendáveis. – Os alimentos integrais não engordam Os alimentos integrais são muito benéficos pois adicionam muita fibra, mas no resto de componentes não diferem muito do que os alimentos refinados, o que também não se pode abusar do seu consumo. Isso sim, são muito recomendáveis em qualquer tipo de dieta, já que a fibra é um dos grandes aliados do nosso organismo, melhora o trânsito intestinal, reduz o colesterol do sangue e previne muitas doenças. Todos esses benefícios fazem muito recomendáveis, mas não porque ajudam a reduzir o número de calorias. – As vitaminas engordam Ao igual que as vitaminas não magro, não engordam, simplesmente porque não trazem nenhuma caloria. Se quiser conhecer algumas das dietas mais populares, recomendamos ler o nosso artigo "As 10 melhores dietas para emagrecer" O que te parecem estes falsos mitos sobre dietas de emagrecimento? você conhece algum outro? se é assim, avise-nos.