Mitos e verdades sobre a Vitamina C


A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel. É necessária para o crescimento, já que promove um sistema imunológico saudável e ajuda a manter os vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. O ser humano é incapaz de produzir sua própria vitamina C, por isso você deve adicioná-las através da dieta. A melhor maneira de aproveitar a vitamina C contida nos alimentos é consumiéndolos em seu estado natural. Isto se deve a que o processo de cozimento muitas vezes diminui suas propriedades. Principalmente a vitamina C é encontrada em frutas e vegetais. Estas são as principais fontes: A ingestão diária recomendada de vitamina C varia entre 75 e 100 mg Sendo maior em casos de grávidas ou lactantes. A vitamina C é fundamental para proteger a membrana dos vasos sanguíneos e evitar o envelhecimento precoce. Além disso, ajuda a produzir colágeno, proteína essencial para a pele, cartilagens, tendões e ligamentos. Ao mesmo tempo, permite o crescimento e reparação de tecidos. Outro dos benefícios da vitamina C é a sua capacidade para promover a cicatrização de feridas e a reparação e manutenção de ossos e dentes. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e permite o bloqueio de alguns danos causados pelos radicais livres. O ácido ascórbico também é fundamental para estimular o aumento da absorção de ferro não hémico. Colabora na manutenção da função normal do sistema imunitário durante e após a atividade física e ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga. É verdade. Para ser absorvida, a vitamina c, as frutas cítricas devem ser comidos frescos. Ao entrar em contato com o oxigênio a vitamina C presente nas frutas cítricas, perde suas propriedades. Também é importante manter os sumos, a temperaturas moderadas e, se possível, longe da exposição à luz. Da mesma forma, alimentos como pimenta, acelga, brócolis ou morangos devem ser comidos crus para que a vitamina C seja absorvida corretamente. Isto se deve a que o cozimento diminui o aporte nutricional. É falso. Os citrinos em si mesmos, não são suficientes para queimar gorduras. Não existe evidência científica que lhes adjudicado directamente a propriedade. Sim, é certo que reduzem os níveis de colesterol e atuam como antioxidantes, neutralizando o efeito oxidativo. Este mito, ao menos em grande medida, é falso. A vitamina C não tem a capacidade de prevenir um resfriado, nem de curá-lo. Sim, estima-se que dentro de suas propriedades está a de diminuir os sintomas de uma vez iniciado o padecimento e também que ajude a reduzir a duração do resfriado. As chances de sucesso dependem do organismo de cada pessoa e das condições do resfriado. A melhor maneira de prevenir doenças ou acelerar a cura é alimentar-se corretamente, incluindo, claro, fontes de vitamina C. É verdadeiro. Se bem que a saúde dos ossos é associada diretamente com o cálcio, a vitamina C permite que, em maior medida, o seu aproveitamento e, além disso, é fundamental para a formação de colagénio. Esta produção de colágeno colabora com a manutenção de uma pele saudável e firme, e é indispensável para os tecidos conjuntivos, articulações e tendões. Além disso, a propriedade antioxidante da vitamina C reduz a perda óssea, desacelera o envelhecimento e ajuda a conservar no tempo a densidade dos ossos. É mentira. Se bem que os cítricos são uma das mais importantes fontes desta vitamina, existem alimentos que contêm muita vitamina C do que uma laranja. Alguns alimentos com maior teor deste nutriente são: pimentão, acelga, brócolis, morangos, couve-flor. É por isso que o mais aconselhável é levar a cabo uma dieta o mais equilibrada possível, sem fazer com foco principal em alguns alimentos específicos, mas abrangendo a maior quantidade e variedade.