Menos sal, mais saúde


Antigamente, o sal apareceu como um modo inteligente de conservar os alimentos (salgados). Com o tempo, surgiram outras metodologias e o cloreto de sódio, é estabelecido como suplemento habitual das refeições. Traz sabor e é recomendada em pequenas quantidades, já que favorece o equilíbrio hidroeletrólito de nosso organismo. Sua ausência (e a consequente de sódio) pode causar distúrbios de memória, atenção, comportamento e sonolência. No entanto, a sociedade atual está acostumada a um uso enorme, resultando freqüentemente em diferentes problemas de saúde que podem ser evitados. Quanto mais sal ingerido, maior é a retenção de líquidos, por exemplo. Também pode causar hipertensão, doenças cardíacas, osteoporose, quedas ou problemas renais, entre outros. Crianças e idosos são grupos sociais especialmente indefesos perante os seus efeitos nocivos. Coexistir, diabéticas ou vítimas de qualquer tipo de doença renal devem evitar o consumo de sal com maior rigor do que ninguém. Também as mulheres grávidas. À margem dos focos mais propícios, todas as pessoas devem limitar o seu uso a 1.500 miligramas diários, que equivalem a menos de meia colher de sopa ao dia. Para prevenir futuras doenças, é muito importante cuidar da rotina alimentar desde a infância. As papilas gustativas começam a conhecer-se rapidamente com as quantidades de sal ingerido (certa dependência), por isso que a comida só é saborosa com grandes adicionados. Em troca, sem sal (muito reduzida, pelo menos), os sabores naturais adquirem protagonismo. Com o tempo, o organismo está acostumado a tudo. É fácil encontrar substitutos para os muito mais saudáveis para o corpo humano. O limão, o vinagre ou algumas especiarias e ervas naturais, tais como a pimenta, tomilho, manjerona, alho, erva-doce, manjericão e orégano. Estas ervas e especiarias para realçar o sabor de pratos principais e acompanhamentos sem adição de sódio e, além disso, são ingredientes perfeitos para uma dieta equilibrada e benigna em todo o tipo de casos. Qualquer um deles poderá atender a função sazonadora de sal, ou servir para elaborar receitas asumibles por pessoas de idades e necessidades diversas. Monitorar o uso do saleiro na mesa não é suficiente, já que muitos comestíveis contêm grandes quantidades de sódio. As carnes curadas com sal, o peixe defumado ou salgado, os cozidos, os enchidos, a maioria 'snacks' ou snacks, o queijo ou a comida rápida são perigosos em casos de uso continuado. Não obstante, importa atender ao histórico de família e os conselhos específicos recebidos por parte de um médico especialista com o objectivo de actuar da forma mais responsável possível.