Jovem Aprendiz Melissa: Como funciona? Veja aqui!


O programa de Jovem Aprendiz Melissa oferece aos jovens a oportunidade de trabalhar nos setores de marketing e administração da empresa, além de atuação em suas lojas, de acordo com as demandas das áreas. Veja como funciona o Jovem Aprendiz Melissa e descubra como se candidatar às vagas disponibilizadas.


A Melissa é uma marca de sapatos brasileira fundada no ano de 1979 pela Grendene, uma empresa do setor calçadista que detém inúmeras marcas — como Cartago, Ipanema, Zaxy, Rider e Zizou — e é uma das maiores produtoras de calçados do mundo.

Como funciona o Jovem Aprendiz Melissa

O Jovem Aprendiz Melissa é um programa de aprendizagem regulado pela Lei 10.097/2000, conhecida como Lei da Aprendizagem, que estabelece a contratação compulsória de jovens de 14 a 24 anos em empresas de médio e grande porte.


As organizações que possuírem mais de 5 colaboradores registrados, devem preencher seu quadro de funcionários com entre 5% e 15% de jovens aprendizes, com o objetivo de dar oportunidade para os jovens através da inserção no mercado de trabalho.


O regime de contratação do aprendiz é feito por meio de um contrato de trabalho especial por escrito e por prazo determinado de, no máximo, 2 anos — salvo no caso de PCDs, onde esse período pode ser ultrapassado. O jovem tem sua carteira de trabalho registrada e, portanto, possui vínculo empregatício com o contratante.


A Melissa cumpre as exigências estabelecidas pela Lei e, dentre as principais funções desempenhadas pelo Jovem Aprendiz Melissa, as seguintes — de acordo com as 3 possíveis modalidades de atuação — se destacam:


  • Atendimento ao público;

  • Cadastro de produtos no sistema da empresa;

  • Organização dos produtos por meio de características e de segmentos;

  • Envio de e-mails e realização de ligações;

  • Atualização de redes sociais e informações do site;

  • Suporte aos demais funcionários;

  • Cuidar de documentações como comprovantes e notas fiscais;

  • Checar as mercadorias recebidas;

  • Controlar as atividades realizadas e os serviços a serem feitos.


Todas as atividades realizadas pelo aprendiz serão supervisionadas por um colaborador que possua mais experiência, que orientará o jovem e o apoiará no que for necessário.


Além disso, é importante ressaltar que a carga horária do Jovem Aprendiz Melissa varia entre 4h e 6h por dia e é limitada a 30h por semana, de acordo com as regras estabelecidas pela Lei da Aprendizagem.

Quem pode se inscrever?

De forma geral, o programa de aprendizagem possui alguns requisitos por si só, no entanto, a empresa tem liberdade de estabelecer as suas próprias condições, contanto que elas estejam de acordo com o que a Lei pré-determina.


Para participar do Jovem Aprendiz Melissa, o jovem deve corresponder às seguintes exigências:


  • Ter entre 14 e 24 anos (para o setor comercial, a idade mínima estabelecida pela Melissa é de 18 anos);

  • Cursar ou já ter concluído o ensino fundamental ou médio em escola pública ou privada através de bolsa de estudos integral;

  • Não ter nenhum registro em carteira de trabalho.


Além disso, como uma das finalidades do programa de aprendizagem também é a inclusão social, é dada a preferência para os jovens que possuam baixa renda comprovada.

Como se inscrever?

No momento, não há vagas disponíveis para candidatura no programa Jovem Aprendiz Melissa. Entretanto, é possível realizar o cadastro do seu currículo na Melissa por meio da área “trabalhe conosco” do site oficial da empresa.


Para isso, basta preencher os campos com as informações selecionadas — que são, basicamente, nome completo, número de documentos, endereço, telefones para contato e área de interesse — e anexar o currículo.


É um processo bem simples e rápido, porém não se esqueça de checar se seus dados estão corretos antes de clicar em enviar.


Ademais, também vale a pena ir até as lojas e se informar diretamente com um funcionário sobre a abertura de vagas e até mesmo deixar o seu currículo impresso, pois os métodos de seleção podem variar de acordo com a filial em questão.

Benefícios e remuneração

O Jovem Aprendiz Melissa possui remuneração compatível com o mercado — que segue o cálculo do salário mínimo em relação às horas trabalhadas — e tem os seguintes benefícios garantidos pela Lei:


  • Vale transporte;

  • Vale refeição;

  • FGTS.


No entanto, fica a critério da empresa oferecer ao jovem aprendiz outros benefícios que os colaboradores registrados também possuam, como assistência médica e odontológica, seguro de vida, etc.

Conclusão

Trabalhar como Jovem Aprendiz Melissa é uma excelente maneira de se inserir no mercado de trabalho, pois a rede possui diversas áreas de atuação para o jovem, o que permite que ele adquira vasta experiência e conhecimento.


Dessa forma, é importante estar atento às redes sociais da empresa, onde as vagas costumam ser ofertadas, para não perder a oportunidade de atuar nessa renomada organização que está há mais de 40 anos nos pés das brasileiras.