Importância do pH: saúde, desempenho esportivo e nutrição


pH é a abreviação de "potencial de hidrogênio". É o grau de concentração de íons hidrogênio em uma substância ou solução. O pH do corpo é muito importante, já que controla a velocidade das reações bioquímicas do nosso próprio corpo. O pH é medido em uma escala de 1 a 14, que reflete a acidez de uma substância: Para garantir o bom funcionamento dos processos metabólicos e o transporte de oxigênio para todos os órgãos, o corpo precisa de que o pH do sangue está em um estado neutro (entre 7,34-7,45). O excesso de ácido no corpo cria um ambiente em que se favorece a decomposição celular, debilitando todos os sistemas do corpo, e permitindo prosperar a doenças (menos defesas biológicas). Por exemplo, se o nosso sangue aumenta sua acidez, descendo o pH a 6,5, nosso corpo começa a pesquisar a forma de estoque de minerais (principalmente cálcio, carbonato e magnésio) para conseguir recuperar a neutralidade. A desvantagem é que para fazer isso, extrai estes minerais de nossos ossos (osteoporose) e vasos sanguíneos (aterosclerose associada). O colesterol associado ao pH ácido Para contrariar a perda de cálcio nas paredes dos vasos sanguíneos, o organismo substitui-lo por colesterol (mais resistente à acidez), tornando mais rígida a parede. O problema continua quando esta situação se torna uma constante e o corpo produz mais colesterol para combater esses efeitos. Portanto, os níveis elevados de colesterol são uma defesa contra um pH ácido e deve ser combatida com um reequilíbrio da alimentação (ver seção de nutrição). Existe uma grande controvérsia sobre se manipular as condições do pH interno favorece ou não o desempenho esportivo, especialmente em atividades com alto componente de tipo anaeróbico. Para além desta controvérsia, em medicina esportiva, há muitos que consideram o lactato como principal responsável pelo possível aumento da acidose associada ao treinamento de alta intensidade. Se você se supera, abaixo de um certo grau de acidez, ocorre uma inibição dos sistemas enzimáticos participantes no fornecimento, e, portanto, uma interrupção do trabalho muscular. É o que conhecemos como "queimação" do músculo (fadiga metabólica) e o que impede-nos de continuar a realizar outra repetição. Neste sentido, um atleta treinado tem maior tolerância a acidificação, que o não treinado, ou seja, seu pH precisa descer mais para se sentir cansado. O processo de acidose metabólica prolongado durante o tempo tem uma série de consequências negativas para o organismo, que vão repercutir na busca do desempenho atlético, e o aumento de massa muscular: Dietas cetogénicas Foi demonstrado que dietas cetogénicas (com alto teor em gordura-proteínas e pobres em hidratos de carbono) são associados a valores de pH sanguíneo mais baixos ou ácidos que dietas altas em hidratos de carbono (em torno de 70%), onde os valores são mais básicos e, portanto, mais benéficos para a prática esportiva. Com relação a se as dietas cetogénicas poderiam ser potencialmente cancerígenas, devido a alta ingestão de produtos de origem animal, parece ser a de que o verdadeiro é tudo o contrário, já que estas dietas têm demonstrado ser eficientes, não só na redução do tamanho do tumor, mas também para a perda de peso associada ao processo canceroso. Carga de carboidratos A carga de hidratos de carbono após a realização do exercício físico, favorece positivamente o nível básico sanguíneo. No entanto, o efeito contrário é exercido quando o exercício físico é seguido por uma dieta baixa em hidratos de carbono. Mesmo sem que se verifiquem alterações dos níveis de glicogênio, quando se expõe os sujeitos do estudo a 3-4 dias de dieta cetogênica, os resultados de desempenho em exercícios de curta duração são piores, apesar de que os níveis de lactato sanguíneo são menores. Podemos pensar, portanto, que os esportes mais afetados seriam aqueles em que ocorre com maior facilidade, uma situação de acidose metabólica (alta intensidade, curta duração). Por outro lado, os exercícios de tipo aeróbico, as dietas cetogénicas poderiam ser de utilidade em termos de desempenho, já que poderiam dar ao atleta uma maior eficiência na utilização da gordura, que é a principal fonte energética durante essa atividade, com exceção dos sprints que o atleta poderia realizar.