Fitoesteróis, não tão saudáveis como você pensava


Certeza que você já ouviu falar dos esteróis vegetais, no entanto, há que ter cuidado com eles, porque não são tão benéficos para a saúde, como poderia pensar. Vamos ver por que Há muitos nutrientes naturais que estão a nossa disposição e que, entre suas inúmeras propriedades, encontram-se o ser benéficos para o nosso coração. Entre os mais conhecidos encontram-se os fitoesteróis, que são substâncias naturais cuja origem é vegetal e que se encontram presentes em quantidades muito pequenas em certos alimentos como a soja ou óleo de girassol. Embora sejam reconhecidos os seus efeitos redutores do colesterol, surgem algumas dúvidas sobre o seu benefício geral para a nossa saúde. Estes esteróis vegetais median no processo de absorção do colesterol no nosso intestino, o que se traduz em uma diminuição das concentrações de colesterol no sangue. O que são os fitosterois? Os fitoesteróis ou esteróis vegetais são uma família de moléculas muito relacionadas com o colesterol. Encontram-Se nas membranas celulares das plantas, onde desempenham um papel importante, assim como o colesterol em humanos. Os fitosteróis mais comuns na dieta humana são campesterol, sitosterol e stigmasterol. Além disso, há moléculas chamadas estanóis de plantas, que são semelhantes. Embora o corpo humano pode funcionar com ambos os tipos de esteróis no sistema, o corpo humano é, sem dúvida, prefere colesterol. Os seres humanos dispõem de duas enzimas criadas para regular que os esteróis podem entrar no corpo do intestino. Apenas pequenas quantidades de esteróis vegetais podem superar essa barreira de entrega, enquanto que cerca de 55% do colesterol passa sempre pelo intestino. Os óleos vegetais e as margarinas são ricas em fitoesteróis Muitos alimentos vegetais saudáveis contêm quantidades consideráveis de fitoesteróis. Ao longo da história, têm sido parte da dieta humana como um componente de frutos secos, sementes, frutas, verduras e legumes. Os óleos vegetais são realmente muito altos em fitoesteróis. Devido a que estes óleos são adicionados todos os tipos de alimentos processados, a ingestão total de esteróis vegetais é provavelmente maior do que nunca. Por outro lado, os grãos de cereais também contêm pequenas quantidades de esteróis vegetais, e podem ser uma fonte importante para as pessoas que consomem uma grande quantidade de cereais. Deve-Se destacar também que os fitoesteróis são adicionados a alguns alimentos processados, especialmente as margarinas que são rotuladas "para baixar o colesterol" e que são uma atração para ajudar a prevenir doenças do coração. Os fitoesteróis podem baixar o colesterol total É um fato bem documentado que os fitoesteróis podem diminuir os níveis de colesterol. São especialmente eficazes para as pessoas que têm o colesterol elevado, independentemente de se eles estão tomando medicamentos de estatina para baixar colesterol ou não. Não obstante, é importante perceber que tem efeitos positivos em um fator de risco para a doença, mas não garante que impeça a doença real. Paradoxalmente, os fitoesteróis podem aumentar o risco de ataques cardíacos, apesar de reduzir o colesterol. De fato, alguns estudos indicam que pode até aumentar o risco de doenças do coração. Estas pesquisas demonstraram a relação entre uma alta ingestão de fitoesteróis e um maior risco de doença cardiovascular. A explicação pode estar no que os fitoesteróis aumentariam a acumulação de placa nas artérias, causando acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e encurtar a vida. Estes últimos estudos contradizem a doutrina de alguns organismos que ainda recomendam tomar fitoesteróis para melhorar a saúde do coração. Mas cada vez são mais as instituições que alertam sobre os riscos que o consumo regular desses fitoesteróis. Se o que você está preocupado com o colesterol, existem formas saudáveis de baixá-lo, tal como se discutimos neste artigo: Como reduzir o colesterol "ruim"