Falsos Mitos da nutrição


A palavra mito é freqüentemente associada com fábulas, contos, pessoas ou coisas a que se lhe associam características e qualidades que realmente não possuem. Estes mitos se tornam verdades para aquelas pessoas que acreditam neles, mas, na realidade, não têm fundamento. Nos rodeamos de mitos alimentares desde que somos pequenos, através da família, amigos, vizinhos ou colegas. Muitas vezes, são provenientes de publicações de meios de comunicação, como a televisão ou revistas e comentam sobre que alimentos devemos ou não devemos tomar para obter um corpo 10. A maioria das pessoas não param para pensar se realmente o que você já leu ou ouviu falar nos meios de comunicação tem algum fundamento. Uma má informação sobre a alimentação pode influenciar nossos hábitos alimentares e até mesmo nos prejudicar. Para evitar isso, pensamos que é imprescindível informar aos consumidores sobre a falsidade dos mitos mais difundidos. O pão, ao igual que o resto dos farináceos (cereais, massas...), é rico em hidratos de carbono, o nutriente que nos dá energia, economia de proteínas (Se a ingestão de carboidratos é insuficiente, deve-se utilizar as proteínas para fins energéticos, relegando sua função plástica) e fundamental para regular o metabolismo das gorduras. Durante a fase de crescimento o pão é imperativo, para uma pessoa, mas se você tem como objetivo fazer dieta e você é dos que caem em tentação, você pode reduzir a quantidade de pão, ou mesmo removê-lo. Não se trata de que o pão seja prejudicial, não é que engorda quantidade (engorda relativamente pouco), mas você costuma acompanhar de geléias, manteigas, molhos e carnes frias que, no caso de querer perder peso, você tem que evitar ou tomar o pão com azeite em vez de manteiga. O que realmente engorda é comer mais do que gastamos, por isso, é importante acompanhar a dieta com exercício físico. As calorias que dá uma peça de fruta são as mesmas, seja qual for a hora ou o momento em que se tome. A fruta, seja qual for, você engordará o mesmo se a comer como sobremesa, que, se tomadas antes das refeições ou duas horas mais tarde. A razão de recomendar tomar a fruta antes do almoço ou a meio da manhã é que, graças ao seu conteúdo em fibra e água produz um efeito saciante. Em dietas de emagrecimento a fruta representa um elemento, pois contêm vitaminas, poucas proteínas, minerais, fibras e água. 80-90% da composição da fruta é água. Por outro lado, as frutas contêm em sua composição açúcar de forma natural, o que em excesso (mais de 3 ou 4 porções por dia) pode causar um desequilíbrio em nossa dieta. O que se tem que ter em mente é que se você consome frutas durante as primeiras horas do dia, os carboidratos são utilizados rapidamente como fonte de energia. Em contrapartida, se consumido à noite, a sua utilização será mais lenta, pois as atividades são reduzidas e o metabolismo baixa, por isso não se recomenda tomar à noite. Beber água durante as refeições engorda: A água é um alimento de baixo teor de calorias, ou seja, seus nutrientes não fornecem energia. Portanto, não engorda, se tomado antes, durante ou após as refeições. Beber água antes das refeições pode sensação de saciedade, por isso é recomendado em dietas de emagrecimento. Beber água ajuda a eliminar as gorduras, e não por beber muita vai reter líquidos. Outra coisa é que você tenha um problema de retenção, o que poderia resolver o seu médico, mas temos que tirar da mente o mito. É importante consumir uma quantidade adequada de água, entre 1,5 e 2 litros diários já que 60% do nosso peso corporal é água. As dietas dissociadas consistem em não misturar na mesma refeição alimentos ricos em hidratos de carbono (Cereais, massas, batatas, pão...), com alimentos proteicos (Carne, peixe, ovos...). Este tipo de dietas baseiam-se que o aumento de peso se deve a uma má digestão, produto de uma combinação errada de alimentos. Estas dietas não têm nenhum fundamento científico, uma vez que todos os alimentos são uma mistura de nutrientes, o que não pode separar-se a ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono, por um lado, e alimentos com proteínas, por outro. O nosso organismo está perfeitamente dotado de enzimas capazes de digerir os alimentos juntos ou separados, sem diminuir a sua actividade ou eficiência. Há que se lembrar que quanto mais variada for a refeição mais nutritiva ela será. O motivo por que algumas pessoas perdem peso com este tipo de dieta é porque a alimentação se torna monótona e sem graça, e acabam comendo menos. Um alimento light é aquele que lhe foi reduzido ou eliminado algum de seus componentes calóricos. Isso quer dizer que ele contém menos calorias, normalmente até 30% menos que a versão light do produto. Deve-Se ler bem o rótulo do produto light e do produto não light para comparar a sua informação nutricional e as calorias de dois e escolher o que melhor se adequa às nossas necessidades. Consumir alimentos light, e pode contribuir para o acompanhamento uma dieta em situações especiais. Muitas pessoas tendem a consumir mais quantidade de produtos light, esquecendo-se que são produtos que têm calorias e que, portanto, não se deve abusar deles, se o que queremos é manter a linha. Todos os pães integrais (farelo, centeio, integral) têm maior quantidade de fibras e apenas um pouco menos de calorias do que os pães brancos (240 contra 250 calorias a cada 100 gramas). A diferença consiste em que os alimentos integrais têm maior teor de fibras e minerais. Isto é devido a que o grão de cereal com o que se produz o pão integral conserva suas propriedades ao não sofrer um processo de refinação. O pão integral produz uma maior saciedade, diminui a fome e acelera o trânsito intestinal. As monodietas consistem em comer durante um tempo apenas um tipo de alimento. A perda de peso ocorre porque têm baixo teor calórico. Mas a realidade é que se tratam de dietas desequilibradas, com carências das quantidades necessárias de macronutrientes, vitaminas e minerais. São dietas muito monótonas, que impedem que formemos bons hábitos de alimentação e provocam uma sensação de fome que é muito frustrante para as pessoas que as realizam. Essas dietas só conseguem que, ao encerrá-las, se estimule a ingestão excessiva de alimentos, o que leva novamente ao ganho de peso (efeito "yo-yo"). As vitaminas são nutrientes que não fornecem energia, por isso é impossível que engorden. As quantidades necessárias de vitaminas dependem da pessoa, já que entram em jogo vários fatores, como a idade, o sexo, , doenças... Uma pessoa que tenha uma alimentação variada e equilibrada praticamente cobre as suas necessidades de vitaminas e minerais. Em caso de défice vitamínico ou doença pode ser necessária a suplementação nutricional através de prescrição médica. Muitos produtos assinalados em suas tags que contêm gorduras ou óleos vegetais", o que pode chegar a confundir o consumidor, pois este tipo de gordura associam-se com que são benéficas para a saúde. Pode crer que contém óleo de oliva ou de girassol, mas a verdade é que a maioria destes produtos têm gorduras saturadas provenientes do óleo de coco e de palma, que não são muito benéficos para a saúde cardiovascular, pois aumentam os níveis de colesterol no sangue. Há que saber diferenciá-los entre óleos vegetais provenientes do óleo de oliva e semente de girassol, milho, soja, frutos secos, já que estes contêm gorduras insaturadas que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue. Estes óleos não são muito utilizados na elaboração de produtos de alimentação, devido ao seu elevado preço. Muitas pessoas acreditam que saltar uma refeição por dia, perderá peso. Mas este mito é errado porque pular uma refeição é um mau hábito. Se apenas comiésemos três vezes ao dia, passaria muito tempo entre comida e alimento. Nosso corpo precisa de mais alimento e, portanto, nosso fome junto com a nossa ansiedade que se tornam maiores e, por isso, tendemos a comer compulsivamente. Os especialistas recomendam tomar 5 doses diárias de refeição (café da manhã, meio da manhã, almoço, lanche e jantar), se você quer perder peso, é importante evitar alimentos muito energéticos e reduzir o tamanho das porções.