Dicas para melhorar a nossa agilidade mental


Cuidando e treinando nosso cérebro podemos melhorar nossa capacidade mental, por isso, vamos ver algumas dicas sobre como conseguir isso. Durante muitos anos pensou-se que a perda de agilidade mental é natural como parte do processo de envelhecimento. O envelhecimento do cérebro está associada com perda de memória, agilidade e funcionalidade. No entanto, os últimos estudos demonstraram que, apesar do envelhecimento, o cérebro pode continuar funcionando de forma ativa e eficaz na terceira idade das pessoas, desde que sejamos conscientes de suas necessidades de nutrição, redução do estresse, a atividade, o exercício físico e mental, e muito mais. Pelo contrário, se uma pessoa que dedica boa parte de seu tempo a ser um mero espectador, que se passa muitas horas em frente a uma televisão, não tem uma alimentação saudável e a sua vida é bastante sedentária, a bom seguro que irá diminuir de forma progressiva a sua agilidade mental. Como melhorar a agilidade mental A agilidade mental deve desenvolver durante toda a nossa vida, algo que você pode fazer de várias maneiras. Hoje vamos dar-vos uma série de dicas para qualquer idade, o que ajudará a melhorar a nossa capacidade cerebral. Se seguirmos estas diretrizes nós observaremos rapidamente a melhoria na nossa agilidade mental, já que o cérebro se adapta muito bem às mudanças, e mais quando são para melhorar o seu estado de saúde. Isso sim, como em qualquer tipo de exercício, é importante ser constantes para conseguir bons resultados. – Faça exercício físico ou esporte de forma regular O exercício físico é fundamental para gozar de um bom estado de saúde mental e psicoafectivo. O esporte nos ajuda a eliminar o estresse, o que, por sua vez, favorece o bom funcionamento do cérebro. Foi demonstrado que a atividade física moderada ajuda na criação de novos neurônios no hipocampo. Então já sabe, sair da vida sedentária e começa a fazer exercício. Não faz falta que te machaques, pode ir começando, pouco a pouco, com passeios, pequenas corridas ou dançando. Com certeza que em pouco tempo você vai conhecer melhor e você vai notar que você desfruta de uma maior agilidade mental. – Tem uma dieta saudável e equilibrada A alimentação desempenha um papel fundamental na hora de manter uma boa agilidade mental. Está mais que demonstrado que levar a hábitos de vida pouco saudáveis gera graves problemas a médio e longo prazo nosso organismo, incluindo o cérebro. Em especial, há que se destacar as dietas ricas em ácidos graxos poli-insaturados, já que favorecem que nasçam novos neurônios e podem retardar o aparecimento de doenças como o Alzheimer. A melhor maneira de manter uma dieta saudável e adaptada às nossas condições físicas e idade é recorrer a um especialista que nos defina um plano de alimentação à nossa medida. – Realiza exercício mental Não só devemos exercitar nossos músculos, mas também a mente. Para isso, nada melhor do que ser pessoas inquietas, desejosas de aprender coisas novas. Aprender um idioma, a leitura, matemática ou tocar um instrumento, são atividades intelectuais dos mais recomendáveis, já que ajudam a desenvolver a nossa capacidade mental. Além disso, é muito importante as relações sociais, já que melhoram o estado de ânimo e facilitam uma melhor conexão entre os neurônios. – Relaxamento e meditação para melhorar a agilidade mental Essas atividades deveriam ser obrigatórias em nossas vidas para os enormes benefícios que têm para a nossa saúde. Ao reduzir o estresse, a ansiedade e o cansaço físico e mental, nos ajudarão a libertar nossa mente de tantos problemas que nos espreita a cada dia. Os estudos mais recentes têm mostrado que praticar a meditação diária durante 2 meses nos ajudaria de forma significativa para melhorar a memória, reduzir os níveis de stress, melhorar a empatia e a autoconsciência. – Um bom descanso Para garantir que o nosso cérebro funcione corretamente é fundamental que lhe dar o descanso necessário. E é que o sono desempenha um papel vital na memória, a capacidade de aprendizagem e concentração. Todos vimos em nós mesmos como se um dia nós dormindo pouco e/ou mal, no dia seguinte nos custou muito a manter a atenção e ter boa memória. – Ter boa atitude perante a vida Ser positivos, levar uma vida ativa e saudável e ter bom senso de humor são de grande ajuda na hora de gozar de boa memória e agilidade mental. – Pratique as habilidades de sua mente É muito aconselhável fazer exercícios que nos ajudam a desenvolver capacidades como a memória, a concentração ou a aprendizagem. Para continuar aprofundando este tema eu recomendo que você leia este post: Chaves para manter um cérebro saudável