Coração saudável: o fator fibra


O Tomas fibra suficiente em sua dieta? Se você está em uma dieta baixa em carboidratos, o mais provável é que não, e isso pode ser ruim para a sua regularidade e para a sua saúde. De acordo com uma recente pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, apenas 10 gramas extra de fibra por dia pode reduzir o risco de doença coronariana em 17%. Leva cerca de 30 gramas de fibra por dia. Teste a tomar cereais de farelo para o pequeno-almoço e come uma maçã ou dois ao longo do dia. Uma maçã média tem cinco gramas de fibras, e apenas 80 calorias.

Umadoença cardiovascular aterosclerótica (ASCVD) é uma das principais causas de morte prematura e incapacidade; As medicações com estatinas podem reduzir esse risco e prevenir doenças cardíacas.

Como as estatinas funcionam?

As estatinas são uma classe de medicamentos hipolipemiantes que inibem um passo usado pelo fígado para sintetizar o colesterol. As estatinas reduzem os riscos para a saúde relacionados com a aterosclerose, baixando o colesterol. A aterosclerose é uma doença cardiovascular em que placas de gordura carregadas de colesterol se depositam nas paredes arteriais do sistema vascular, afetando o fluxo sanguíneo para órgãos vitais. As estatinas provaram ser a classe mais eficaz de medicação para a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

As estatinas podem prevenir doenças cardíacas?

Como um dos medicamentos mais bem estudados em ensaios clínicos randomizados, as estatinas comprovadamente prolongam a vida e reduzem o número de ataques cardíacos e derrames, mesmo entre indivíduos com níveis normais de colesterol. As estatinas são recomendadas para indivíduos com ASCVD conhecido. Além disso, as estatinas também são recomendadas para homens e mulheres sem doença cardíaca conhecida ou derrames anteriores com risco aumentado de desenvolver doença cardiovascular. Uma dieta saudável para o coração e exercícios são recomendados para todos. No entanto, mesmo para indivíduos que têm um estilo de vida saudável ou que fazem melhorias no estilo de vida, as estatinas podem melhorar a saúde cardiovascular e prevenir doenças cardíacas para aqueles com maior risco.

As estatinas são geralmente seguras e bem toleradas. O sintoma relatado mais comum é de dores musculares ou cãibras que podem ocorrer em 5% das pessoas. Os pacientes podem freqüentemente ser mudados para uma estatina diferente ou uma dose menor que seja melhor tolerada. Um pequeno número de indivíduos pode desenvolver diabetes durante as estatinas. Os benefícios de diminuir o risco de morte, ataque cardíaco e derrame provavelmente superam o desenvolvimento de diabetes nesses indivíduos. Efeitos adversos graves com estatinas são raros. As mulheres grávidas não devem tomar estatinas porque podem ser tóxicas para um feto em desenvolvimento.