Como funciona a lei da meia entrada no Brasil? Veja aqui quem pode pedir


Ir ao cinema não é uma coisa muito barata, principalmente dependendo de onde você mora. Por isso, ter um benefício na manga é fundamental para quem quer pagar menos no Ingresso. Os primeiros a obtê-lo são os estudantes que apresentando a carteirinha de estudante com foto ou então a ID Estudantil (veja aqui como fazer) podem obter na hora o desconto de 50%, o que é garantido por lei.

Os segundo da fila são os idosos, no caso, quem tem mais de 60 anos. Conforme a lei federal 10.741/2003 (Estatuto do Idoso). A comprovação deve ser feita mediante apresentação de um documento oficial.



As crianças até 12 anos também não precisam pagar entrada completa, mas também precisarão da comprovação mediante a apresentação de um documento oficial com foto.

Em São Paulo e outros estados do sudeste quem é membro da secretaria de educação também tem o direito de obter o benefício da meia entrada mediante a comprovação da condição de funcionário, o que pode ser feito mostrando a carteira profissional ou holerite de servidor público do Estado.

Deficientes e acompanhantes também deverão receber o direito na hora, sem necessidade de mostrar a condição. Lembrando que a condição de deficiente inclui os deficientes de natureza física, mental, intelectual ou sensorial em interação com uma ou mais barreiras. O acompanhante, desde que comprovado pelo deficiente, também tem o direito ao benefício – nesse caso, sem necessidade de identificação.

O jovem de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos também pode obter 5% de desconto na entrada do cinema, desde que consiga comprovar que a família esteja inscrita em programas de incentivo social – como o CadÚnico ou Bolsa Família. Além disso, também pode ser solicitado mostrar a Identidade Jovem, programa que acompanha as famílias de baixa renda e que pode ser emitido em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (Caixa) em todo o território nacional.

Por último, o doador de sangue também consegue o benefício da meia entrada. Para conseguir obtê-lo basta mostrar o comprovante de doação que é emitido pelos hemocentros ou bancos de sangue onde foi registrada a doação.