Como evitar a insônia?


Hoje queremos dar algumas dicas para que você saiba como evitar a insônia e poder dormir e descansar corretamente. A insônia é um distúrbio do sono que se caracteriza pela dificuldade em conciliar e manter o sono durante a noite, e que apresentam sintomas, como dificuldade para conciliar o sono, acordar frequentemente durante a noite e a sensação de cansaço generalizado, além de apresentar sonolência durante o dia, irritabilidade e concentração ou a memória. A insônia pode ser causada principalmente por estresse, além de que pode ser devido a alguma doença, fatores ambientais, depressão ou alguns medicamentos, entre outras causas. Hábitos saudáveis contra a insônia É importante tentar combater a insônia através de bons hábitos de saúde para conseguir uma noite de sono reparadora – Estabelece uma rotina de sono todas as noites, dormindo, e levantando-se todas as manhãs à mesma hora, e o que é mais importante não tire sonecas para que não se removam o sono durante a noite. – Evite a cafeína e tabaco, em especial a partir da tarde, já que são estimulantes e podem evitar que você fique dormindo. – Não tome álcool, porque a única coisa que se pode causar é que acordar durante a noite, já que interfere com a qualidade do seu sono. – Para evitar a insônia é não fazer exercício físico em horas próximas da hora de dormir, já que se estimulará e fará com que você seja mais difícil conciliar o sono. – Estabelece um ambiente confortável para poder dormir e tenta executar rotinas que ajudam a relaxar, ler, ouvir música ou tomar um banho quente. Alimentação contra a insônia É importante, antes de ir dormir, que tenha em conta a sua alimentação, e saber quais alimentos favorecem o sono e quais deve evitar acima de tudo – Evite refeições pesadas, especialmente durante a tarde, tomar refeições leves antes de dormir, que te ajudam a dormir. – Converse com seu médico sobre os medicamentos que toma, sejam receitados pelo seu médico ou de venda livre, porque muitos deles têm uma carga grande de cafeína. – Evite os alimentos picantes, porque fará com que seu sistema digestivo fica mais lento quando você vai dormir e provocar azia. – Para evitar a insônia consome produtos lácteos, já que contêm triptofano, que é uma substância que estimula o sono, também outros alimentos ricos em triptofano são os frutos secos, ovos, leite, sementes, peixes, frutas e legumes. – Evite a cafeína só se dará distúrbio do sono, em especial à noite, antes de deitar, por isso você deve evitar, mas também outras fontes menos claras, como o chocolate, chá, refrigerantes e café descafeinado. – Evite os alimentos ricos em gorduras e os fritos, que experimentam uma alteração dos ciclos do sono, além disso, as refeições pesadas apenas activa a digestão durante a noite. – Tomar bastante água ao longo do dia para se manter hidratado. O que você acha dessas dicas para evitar a insônia? Se você conhece outros remédios compartilhe nos comentários deste post, e se você gostou do artigo, não se esqueça de dar "gosto" e compartilhá-lo nas redes socials para ajudar outras pessoas. Além disso, dormir bem, há uma série de suplementos que podem te ajudar a consegui-lo, tal como lhe contávamos neste post: Suplementos naturais para dormir