Como combater a subida de gordura


Já estamos no primeiro mês do ano e, para muitos, é símbolo de 2 coisas: Como meus conhecimentos de economia são nulos, vamos nos concentrar no ponto dois, que curiosamente tem uma solução mais fácil e rápida do que o ponto um. Para começar, eu gostaria de dividir as pessoas em dois grupos, um grupo no qual as pessoas que têm carregado o seu % de gordura tiveram excesso de peso ou obesidade em um estágio anterior de sua vida, e grupo B, onde as pessoas tiveram um peso relativamente saudável ao longo de sua vida. Por que faço essa separação? A resposta é fácil, o tecido adiposo de ambos é diferente. Para entender isto devemos conhecer algo básico de fisiologia: Quando comemos um excesso calórico durante "X" tempo, o nosso corpo armazena esse excesso nos adipócitos (células do tecido adiposo). Quando estes estão cheios e não podem ser colocados mais, são criados novos adipócitos para seguir sendo armazenada.Estas novas células nunca desaparecerão ao longo de nossa vida, é por isso que as pessoas que em um momento de sua vida foram gordinho recuperam o peso de forma mais fácil. Este fato que comentei é de grande importância, já que entre um 30-64% dos que fizeram a dieta recuperam mais peso do que perderam(1). No entanto, se você ganhou alguns quilos nestas semanas,você pode estar tranquilo/a, o perderá de forma mais rápida que você pode pensar. Nosso corpo tende a manter um peso constante que pode variar em 10%, assim, uma pessoa que pesa 70kg seu corpo pode responder de forma correta a uma subida/descida de 7kg, fora deste percentual da resposta varia totalmente.Isso é conhecido como set-point. Funções do adipocito, essa célula que muitos cometem um erro ao dizer que apenas "armazena gordura" Este fenómeno deve-se a que o nosso cérebro tende a ter um peso "ideal", como referência, que normalmente é o peso que temos durante longos períodos de tempo. Este peso NÃO necessariamente deve ser um peso "saudável", já que pode pesar 120kg e seu corpo pensar que esse é o seu peso saudável (caso de gente obesa), por isso que quando você começa a descer o seu % de gordura, o seu corpo começa a colocar em marcha uma série de mecanismos para voltar a esse peso. Este fenónemo é conhecido como SET-POINT. Onde quero chegar é que se você ganhou "E" quilos durante estas semanas, seu corpo dificilmente vai manter esse novo peso ganho, se voltar a sua ingestão habitual já que seu metabolismo está mais acelerado do que o normal,queimando mais calorias em repouso do que quando começaram as celebrações. Vamos em situação, você teve um excesso calórico estas semanas onde o macronutriente estrela foi principalmente o Carboidrato (maçapão, polvorones, bolos,trufas de chocolate, doces, etc). Nos primeiros dias as tuas reservas de glicogénio se encherão ao topo e em seu corpo aumenta os níveis de hormônio da tireóide (T3) (2). Este aumento de T3, como mencionado acima, irá acelerar o seu metabolismo conseguindo, assim, que as células oxiden mais carboidratos e menos gordura (por isso que um excesso de carboidratos de 24h não aumenta as nossas reservas de gordura, assim, podemos dizer que um excesso de carboidratos à noite não é armazenado como gordura). Como podemos ler no estúdio (2), "estes estudos de aumento de peso em voluntários de peso normal, é necessário um aumento de calorias para manter o peso que se ganhou" o Que quer dizer isso? Que o peso que ganhamos nestes dias precisa de um consumo maior de calorias para manter-se, ou o que é o mesmo, manter a mesma ingestão de calorias que fazíamos em Natal, situação que, obviamente, não vai acontecer se voltarmos a nossa dieta habitual. No caso de que o excesso seja na forma de gordura, coisa muito pouco possível, o ganho de gordura é muito maior que a dos carboidratos. Tal como podemos ver no estudo (4) lhes deu um excesso de 50% das calorias na forma de gordura ou na forma de carboidratos para induzir a um aumento de peso durante 14 dias. O resultado foi o seguinte: Como podemos observar o aumento de peso mais elevado ocorreu nos primeiros dias, enquanto que, à medida que passavam as semanas, o peso ganho foi diminuindo ( apenas como discutido acima). Cabe destacar que um 75-85% dos carboidratos são armazenados como gordura durante essas semanas, no entanto, as gorduras são armazenados em um 90-95%, por isso que podemos dizer que o excesso de gordura é armazenada de forma mais fácil do que a de carboidratos. Esta é uma de minhas provações por que disse que a insulina não é a culpada pela obesidade, já que existem outros culpados como o ASP também se encarregam de armazenar gordura. Como eu sempre digo, em temas de excesso de peso ou obesidade não há um único culpado, se não um aglomerado de fatores. Além disso, podemos observar no gráfico como aumento muito mais o metabolismo basal, o excesso de carboidratos do que gorduras Em suma, quando ganhamos alguns quilos durante um curto período de tempo, basta voltar a uma alimentação correta para que, por si só desaparece. Ainda assim, quero-vos deixar algumas dicas por se estais perdidos e não sabem o que fazer: Com essas dicas básicas você voltará a recuperar o seu peso inicial, sem qualquer problema. Espero que este artigo vos ajude a conseguir a vossa meta. Uma saudação! Sergio Lisboa