Chaves que compartilham as dietas mais famosas


Hoje vamos rever algumas das chaves que compartilham as dietas mais famosas. Entre o grande número de dietas existentes, são muito poucas as que demonstraram a sua validade ao longo do tempo. Entre elas se encontram a dieta mediterrânea e a dieta baixa em hidratos de carbono ou a dieta paleo. Em muitas ocasiões, defensores de umas e outras se concentram em discutir o que distingue umas das outras, em vez de ver que eles têm em comum. E é que todas as dietas citadas e aquelas que demonstraram a sua validade, a longo prazo, apresentam uma série de semelhanças importantes. Pontos em comum das principais dietas – São baixos em açúcar adicionado O açúcar adicionado é o pior ingrediente em uma dieta. Embora algumas pessoas podem tolerar quantidades moderadas, sem problemas, a maioria das pessoas leva muito açúcar, fazendo com que você se sobrecarregue o fígado, que é forçado a converter o açúcar em gordura. Parte da gordura é enviada para fora do fígado e colesterol VLDL, elevando de forma significativa dos triglicérides no sangue, apesar de alguns deles se mantém também no fígado. De fato, se têm evidências de que o açúcar é um dos principais causadores da doença de fígado gordo não alcoólico. O açúcar está associada com muitas outras doenças, como a obesidade, diabetes tipo 2 e as doenças do coração, que são alguns dos maiores assassinos do mundo. Por se fosse pouco, o açúcar fornece uma grande quantidade de energia com praticamente nada de nutrientes essenciais. Por todo o exposto, praticamente todo mundo está de acordo em que o açúcar adicionado é muito ruim. Daí que as dietas mais bem-sucedidas reduzam ao mínimo o consumo. – A maioria das dietas que eliminam os carboidratos refinados Os carboidratos refinados realmente são grãos para que você tenha eliminado todos os seus benefícios, por tudo o que já podemos imaginar que são tudo menos recomendáveis em qualquer dieta. Para obter esses grãos refinados, pulverizam os grãos inteiros e elimina-se, deste modo, o farelo e o endosperma, que são as partes fibrosas e nutritivas. Por esta razão, os grãos refinados contêm pouco mais do que o amido, cadeias de moléculas de glicose. Este amido refinado oferece uma grande quantidade de energia sem ter praticamente nenhum nutriente essencial (calorias 'vazias'). Além disso, sem a fibra que se encontra no grão inteiro, o amido pode provocar rápidas subidas dos níveis de açúcar no sangue, o que deriva em cair nos desejos e comer em excesso algumas horas mais tarde, quando os níveis de açúcar no sangue descem. Os estudos têm demonstrado a relação entre o consumo de carboidratos refinados com todo o tipo de doenças metabólicas, como a obesidade, diabetes tipo 2 e as doenças do coração. – Eliminar também os óleos vegetais industriais Nesta categoria entrariam os óleos de soja, de milho, de sementes de algodão ou de canola, entre outros. Todos eles têm um alto conteúdo em ácidos graus omega-6 poli-insaturados, por isso que muitas pessoas estão tomando uma quantidade muito elevada de si. Há estudos que provam que o ácido linoleico, o ácido principal ômega-6 do que os óleos vegetais, as células de gordura corporal. Em seu caminho está com lipoproteínas LDL, tornando-os muito mais propensos a oxidar-se. Este é um processado chave na doença cardíaca. Além disso, contribui para a disfunção endotelial, um dos primeiros passos para a doença cardíaca. Ressaltar que muitos estudos também apontam o consumo destes óleos vegetais com maior incidência do câncer. Por último, há que destacar que a maioria de nutrientes benéficos foram excluídas destes óleos. São, portanto, também calorias 'vazias'. – Remover da dieta as gorduras trans artificiais Há unanimidade na hora de destacar o pouco saudáveis que são as gorduras trans artificiais. Muitos estudos mostraram que estão muito relacionadas com o aumento da inflamação e doenças do coração. Além de ser tóxico, não são naturais e não têm nenhum benefício para a saúde. – As melhores dietas têm um elevado teor em vegetais e fibras A maioria das dietas eliminam algum tipo de alimento. No entanto, as melhores dietas indicam a importância de se consumir muitos vegetais, já que são muito saudáveis. O consumo dos vegetais está associado a um menor risco de sofrer de várias doenças. As verduras são ricas em antioxidantes e contêm todos os tipos de nutrientes, estão carregadas de fibras, ajudam a perder peso e alimentam as bactérias boas do intestino. O mesmo poderíamos dizer de frutas, que são incluídas, mesmo em dietas baixas em carboidratos. E estas são as chaves que compartilham as dietas mais famosas. Como se vê, têm muitos pontos em comum, além de que existem muitos mitos sobre eles, tal como eu cheguei aqui: Mitos falsos sobre as dietas de emagrecimento