Bicarbonato de Sódio para melhorar o desempenho


O bicarbonato de sódio é uma substância de origem natural que evita a excessiva acidez muscular e permite que você recuperar o ambiente alcalino mais propício ao trabalho dos músculos. Durante o metabolismo anaeróbico, a glicólise produz um resíduo conhecido como ácido láctico, cuja acumulação no músculo produz uma mudança de Ph e aumenta a acidez do mesmo, abaixando o pH de 7,0 a 6,4. Esse ambiente ácido inibe uma enzima, a fosfofructoquinada, que é um fator limitante no ritmo da glicólise ou a produção de glicose a partir do glicogênio, e então ocorre a fadiga. Essa sensação de queimadura muscular intensa impede de continuar a contrair os músculos com a eficiência necessária e, então, a intensidade cai drasticamente. Esta situação origina-se naquelas disciplinas em que se exige um esforço de alto grau que ocorre repetidamente durante um breve período de tempo. O bicarbonato de sódio é o agente alcalinizante mais popular, barato e acessível. Administrado antes do esforço, o bicarbonato eleva o pH do sangue e músculos, e isso permite que durante o treino, ele não abaixe tanto e, por conseguinte, não aumentar a acidez, o que pode contribuir muito favoravelmente a manter o ritmo inicial de esforço durante mais tempo. Está bem documentado que, quando se inicia um teste físico com uma alcalinidade ligeiramente superior à média, a acidez durante o esforço demora mais para acontecer, e o faz de forma mais moderada, pelo que o desempenho muscular intenso e repetitivo é mais eficiente e sua ação pode ser mais prolongada. A pesquisa sobre os benefícios de bicarbonato de sódio remonta à década de 1930. Estudos mais recentes têm demonstrado que a suplementação de bicarbonato de sódio a melhorar o desempenho atlético durante atividades de curta duração de acordo com um artigo publicado na revista "Food and Nutrition Sciences". Eventos desta natureza são, por exemplo, as corridas de 400 a 1.500 metros, eventos de natação 100m a 400metros, remo e equipe de esportes que envolvem séries repetidas de atividade de alta intensidade. Também mencionar é claro que, à medida que incrementos nossa habilidade atlética, em base a um correto programa de treinamento, seremos capazes de gerir o ácido láctico. A dose recomendada de bicarbonato de sódio é de 0,2 e 0,3 g por Kg de peso corporal dividido entre três e quatro doses e tomados de 60 a 90 minutos antes do treinamento. Não obstante, estas doses podem ser relativamente altas, e em alguns casos podem causar um leve desconforto gastrointestinal que vão desde as náuseas, os vómitos, a diarreia, flatulência e em alguns casos foram registrados cãibras musculares. Beber muita água pode ajudar a evitar esses efeitos negativos. Cada pessoa deve adaptar-se gradualmente a dose mais adequada e ver se os efeitos colaterais são maiores que os benefícios. Pode ser que o bicarbonato de sódio não vai funcionar, mas, por outro lado pode ser exatamente o que tem estados olhando para melhorar seu desempenho.