Benefícios do mirtilo azul


Você sabe quais são os benefícios do mirtilo azul?, se os temos em nosso blog de Saúde. Os mirtilos são considerados como um "super alimento", tanto por suas incríveis propriedades nutricionais, como por ser muito baixo em calorias, por isso são muito úteis em qualquer dieta. Por se fosse pouco, os mirtilos são frutas muito saborosas e são muito ricos em antioxidantes. Mas vamos nos concentrar na variedade azul, o mirtilo vermelho compartilha muitas de suas excelentes características, por isso os benefícios que vos trazemos hoje são aplicáveis a ambos os tipos. Principais benefícios do Mirtilo azul Em nosso blog de Saúde trazemos-lhe os principalesbeneficios do monte azul. Neste primeiro especial trazemos-lhe os cinco primeiros, deixando para um próximo artigo o resto de suas propriedades nutricionais. – Os mirtilos são muito baixos em calorias, mas rica em nutrientes Por fazer uma idéia, 150 gramas de uvas-do-monte (uma xícara) contendo os seguintes nutrientes: – Fibra: 4 gramas – Vitamina C: 24% da dose diária recomendada – Vitamina K: 36% da dose diária recomendada – Manganês: 25% da dose diária recomendada Além disso, uma vez que 85% de seu conteúdo de água, uma xícara completa contém apenas 84 calorias, das quais 15 gramas são hidratos de carbono. É, portanto, uma excelente fonte de nutrientes muito importantes. – O mirtilo é o rei dos alimentos antioxidantes Como sabemos, os antioxidantes são fundamentais, já que protegem o nosso corpo do dano que geram os radicais livres. Estas moléculas instáveis que podem danificar as estruturas celulares, contribuindo para o envelhecimento precoce e o aparecimento de certas doenças como o câncer. Os estudos demonstraram que os mirtilos são a fruta com maior quantidade de antioxidantes, em especial as antocianinas, que contêm inúmeros benefícios para a saúde. – Os mirtilos reduzem o ano dano oxidativo do DNA O dano no DNA é um processo natural, sendo a razão fundamental por que envelhecemos, além de jogar um papel fundamental no desenvolvimento de doenças como o câncer. Como vimos no ponto anterior, os mirtilos são muito ricos em antioxidantes, que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres que causam dano ao DNA. – Os mirtilos nos protegem dos danos do colesterol no sangue O dano oxidativo não se limite às células e o DNA, mas que também tem as suas consequências quando se oxidam as nossas lipoproteínas (colesterol "ruim"). A sua oxidação desempenha um papel determinante nas doenças cardíacas. Por sorte, antioxidantes, como os que contêm os mirtilos ajudam a reduzir os níveis de mau colesterol. Numerosos estudos têm demonstrado que o consumo regular de mirtilo reduz a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL). – Seu consumo reduz a pressão arterial Os mirtilos têm benefícios significativos para as pessoas que sofrem de pressão arterial alta ou hipertensão, um dos principais fatores de risco para inúmeras doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Recentemente, vários estudos demonstraram a relação entre o consumo de mirtilo, de forma regular e a redução da pressão arterial. Para uma informação relacionada, recomendamos ler o nosso artigo "Mirtilo: benefícios para o coração" O que vos parecem os benefícios da uva-do-monte azul para a nossa saúde?