Benefícios da spirulina


A espirulina é um organismo que se desenvolve tanto em água doce como salgada. Esta bactéria, conhecida como divisão, se refere comumente a algas verde-azuladas e hoje vamos ver quais os benefícios da spirulina para a saúde. Há evidências de que os astecas já utilizavam para a alimentação, mas se tornou moda quando há décadas, a NASA propôs o seu cultivo no espaço e utilização, por parte dos astronautas A dose diária padrão da espirulina é de 1 a 3 gramas, mas essa quantidade pode aumentar até 10 gramas ao dia. Os benefícios para a saúde que oferece o seu consumo habitual são inúmeras: 1 - A espirulina é muito rica em nutrientes A realidade é que é surpreendente o nutriente que é a spirulina. Por fazer uma idéia de sua riqueza em nutrientes, uma colher (7 gramas) de pó de spirulina contém: – 4 gramas de proteína – Vitamina B1 (Tiamina): 11% da dose diária recomendada (DDR) – Vitamina B2 (Riboflavina): 15% da dose diária recomendada. – Vitamina B3 (Niacina): 4% da dose diária recomendada. – Cobre: 21% da dose diária recomendada. – Ferro: 11% da dose diária recomendada. Também contém quantidades importantes de magnésio, potássio e manganês, bem como pequenas quantidades de quase todos os nutrientes necessários para o organismo. E o melhor de tudo é que com apenas 20 calorias e 1.7 gramas de carhobidratos digeríveis. Realmente, grama por grama, a spirulina pode ser considerado como um dos alimentos mais nutritivos do planeta. E é que, por se fosse pouco, também inclui ácidos graxos omega-6 e omega-3, enquanto que a qualidade da proteína é considerada excelente, parecida com os ovos. 2 - É um poderoso antioxidante e tem propriedades anti-inflamatórias Como já sabemos, o dano oxidativo pode danificar o nosso DNA e células, o que pode levar a uma inflamação crônica, que pode resultar em câncer e outras doenças. O principal ativo, conhecido como a ficocianina, é o que lhe concede estas poderosas propriedades antioxidantes, além de dar-lhe essa característica cor azul-esverdeada. A ficocianina pode combater os radicais livres e inibir a produção de moléculas de sinalização inflamatórias, fornecendo valiosos efeitos impressionantes antioxidantes e anti-inflamatórias. 3 – Pode reduzir os níveis de colesterol 'ruim' e de triglicéridos Muitos são os fatores de risco associados à doença cardíaca. Pois bem, foi demonstrado que a spirulina tem efeitos positivos para a maioria deles. Assim, ajuda a reduzir o colesterol total, o colesterol 'ruim' e os triglicéridos, ao mesmo tempo que aumenta o colesterol 'bom'. 4 – A espirulina impede que o colesterol LDL (ruim) se oxide As estruturas de gordura do corpo também são suscetíveis ao dano oxidativo. Isto é conhecido como a peroxidação lipídica, que é um fator-chave para o desenvolvimento de inúmeras doenças. Daí que cobre tanta importância a espirulina, já que é muito eficaz na redução deste processo prejudicial. 5 – Tem propriedades contra o câncer, em especial contra o câncer bucal Alguns estudos mostraram que a spirulina pode ter propriedades anti-cancerígenas. Em especial, se comprovado a sua eficácia contra o câncer oral. Como vê, são muitos os benefícios da spirulina para a saúde, então, se ainda não o tiver feito conte pra provar