Peak Week: Pré-competição (II)


Como discutido no capítulo anterior, uma peak week agressiva pode trazer mais problemas do que benefícios, já que em um período tão curto de tempo (1 semana), podemos perder o que conquistamos/mantido em semanas e até mesmo meses de trabalho duro. Nesta segunda parte vos falarei dos fatores que podem aumentar a probabilidade de que isso aconteça. Provavelmente é uma das coisas que mais vejo nas preparações para o dia de hoje. Treinadores pessoais que recortam a 20-30g de carboidratos/dia para depois, nas últimas 48h, fazer uma carga de carboidratos crendo conseguir um físico com músculos grandes.... Read more

Peak Week: Pré-competição (I)


Qualquer pessoa que se suba em um piso de madeira sabe a importância que tem a semana da competição, onde muitos passam de ser um "ponto" ótimo para ser visto sem músculos, com uma pior vascularização e uma sensação de ter uns músculos flácidos. O que aconteceu nessa semana para que passe isso? A resposta é simples, tem jogado mais de 60% de seu trabalho para tentar melhorar a 5%. Peak week é o termo usado pelos americanos para descrever esta semana, cuja tradução vem a ser "semana de máxima intensidade". Nela, muitos seguem protocolos onde são suprimidos os carboidratos, eliminam a água (ou... Read more

Articulações muito frouxas. É um problema?


Todos nós conhecemos pessoas que são mais "elásticas", mas teria que saber diferenciar entre três conceitos associados e, às vezes, confundidos entre si: Existe uma relação entre todas essas faculdades. Assim, a maior flexibilidade em uma pessoa, maior é a sua amplitude de movimento nas diferentes articulações dentro da mobilidade permitida em cada articulação. Se, além disso, essa pessoa é elástica, será capaz de voltar para a posição inicial de forma mais rápida e com menos problemas. Quando falamos de "hipermobilidade articular", nos referimos ao aumento exagerado da mobilidade das artic... Read more

Riscos de aquecer em excesso o óleo de cozinhar


O que se busca exatamente com o "ideal" óleo de fritura é aquele que: Estes três pontos são importantes, pois o consumo de PUFAs oxidados, colesterol oxidado e outros compostos voláteis do óleo "queimado" e gorduras, têm sido associados com efeitos negativos para a saúde: O consumo de PUFAs oxidados foi associado com um maior risco de sofrer de doenças cardiovasculares e aumento de gordura corporal, de que estudos recentes mostram que não é só causado por um aumento da ingestão de alimentos (Penumetcha, 2013). Alguns cientistas acreditam que a associação entre o consumo de altas quantidades... Read more

Saúde gastrointestinal e esporte: o dor de barriga?


Em termos de saúde, quando se trata de exercício, não é verdade o ditado de "quanto mais, melhor", há um meio-termo, que proporciona benefícios para a saúde. Esta é uma distinção importante com relação ao esporte de alto rendimento. Muita pouca atividade física está associada com efeitos prejudiciais para a saúde, mas muito exercício (carga não suportável) também afeta negativamente a saúde, incluindo um aumento da susceptibilidade às doenças e infecções relacionadas com a imunidade e a permeabilidade do intestino. A principal função do intestino é, a partir das secreções recebidas durante... Read more

Protocolo HSN : Destruindo a gordura (III)


Como comentei no início do protocolo, a proteína é o único macronutriente que não varia, cujos valores estarão entre 1.8-2.5 g de proteína/kg corporal, dependendo da intensidade do exercício. A distribuição do protocolo será a seguinte: Este plano pode ser ajustado de forma pessoal, tendo em conta os seguintes fatores: O que vamos conseguir com este protocolo será melhorar o metabolismo das gorduras e dos carboidratos. Um dos erros que cometem os atletas é escolher um dos dois lados, sendo um "carbofóbico", grupo de pessoas que não querem ver os carboidratos ou em pintura, ou um "sugar lover",... Read more

O esporte e a felicidade


Realizar uma prática esportiva não só melhora as condições físicas e de resistência. Além de ajudar a perder peso, o exercício possibilita uma vida mais saudável, a nível mental e maior segurança. Além disso, aumenta as defesas, oferecendo protecção contra vírus e bactérias. Os benefícios psicológicos do esporte advêm, principalmente, de um processo químico gerado a partir desta prática. Ao submeter os nossos músculos a um determinado esforço, no sistema nervoso libera substâncias químicas conhecidas como endorfinas. As endorfinasson substâncias químicas que funcionam como neurotransmissores... Read more

Desmontando o "timing"


Se os amantes do esporte e da nutrição tivéssemos que nos reunir e escolher um tema que você comente no canto de cada centro de fitness esse seria, sem lugar a dúvidas: "come a cada 3 horas para que seu corpo não esteja em estado catabólico e perder músculo". Os seguidores desta corrente baseiam-se em três teorias para justificarla: Para desgosto ou para sorte de muitos, nenhuma das 3 teorias são verdadeiras(1,2,3). Não obstante, ao longo deste artigo, veremos como o "poder catabólico" a nível muscular não é um problema sério. Em um primeiro momento, podemos pensar que ficar várias horas sem... Read more

Por que se tende ao rs no agachamento?


Especialmente entre os iniciantes, pode apreciar-se como, ao realizar agachamentos, tende-se a juntar os joelhos na transição entre a fase excêntrica e concêntrica (baixo para cima). Este movimento é conhecido como "genu valgo", e ocorre quando o segmento distal (tíbia e fíbula) desvia para fora em relação à articulação do joelho, o que pode resultar em dor fémoropatelar (dor na região anterior do joelho), se não for corrigida. As causas podem ser variadas, como a insuficiência de amplitude de movimento de flexão dorsal de tornozelo, pouca força e desenvolvimento dos glúteos, pegada em pronação... Read more

Os verdadeiros resultados da electroestimulação


Nos dois últimos anos, a abertura de centros de electroestimulação está experimentando um aumento notável. Provavelmente, os fatos tenham um especial atrativo para o público, e até mesmo a sensação de pontadas que se experimenta nas primeiras sessões é criado como um sintoma de ter treinado muito melhor que de uma forma convencional, mas a realidade é algo diferente a essas percepções. Aqui, um parágrafo sobre o tema de dores musculares VS trabalho bem feito: A electroestimulação muscular (EMS) consiste em utilizar a energia elétrica de um dispositivo para obter a contração involuntária das... Read more