A insulina não nos faz gordos. Parte I


Esta provavelmente seja uma das entradas "espinita enterrada" que tinha há muito tempo já que eu sempre quis falar sobre o mito de que a insulina nos transforma em pessoas obesas, é por isso que eu decidi escrever para 2-3 artigos O motivo pelo qual escrevo agora não é porque eu tenha mais tempo livre (de fato até o final deste mês, não poderei escrever os temas longos), mas por celeuma formada através da notícia do professor, que perdeu mais de 10kg comendo no McDonalds. Este é um tema que tenho defendido por ambas as partes, isto é, no momento, defendi que as dietas ricas em gorduras são... Read more

Guia nutricional para iniciantes


Trata-Se de um guia que resume os conceitos relacionados com nutrição, colocando-o em uma abordagem desportivo, e que de forma rápida e concisas se oferece para os que estão começando no fitness, como os que já levam um tempo... Realmente o principal motivo pelo qual alguém toma contato com o gym é melhorar a sua composição corporal. Esta pessoa vem de hábitos sedentários, não tem praticado o esporte em sua vida, ou pelo menos algo diferente do "tempo máximo fazendo soffing" e "maratona de sleeping", e acha que posto um pé no gym o milagre é obra. Não é tão simples. A perda de gordura, e a... Read more

Ruptura de fibras no gêmeo: recupera...e bem!


As lesões em gêmeos (músculos biarticulares com alta proporção de fibras rápidas), não são muito comuns no mundo do esporte, e talvez por isso não sejam tão conhecidos dos possíveis protocolos de recuperação. Dentro de cada uma delas, a ruptura parcial da cabeça medial (gêmeo interno) em sua união musculotendinosa é a mais comum, conhecida também como "perna de tenista". Esta nomenclatura pode ser importante para diferenciá-la, através de diagnóstico, do "sintoma da pedrada", que ocorre nas lesões musculares no sóleo (músculo que completa o tríceps sural junto ao gêmeo). Em relação à ruptura... Read more

Como combater a subida de gordura


Já estamos no primeiro mês do ano e, para muitos, é símbolo de 2 coisas: Como meus conhecimentos de economia são nulos, vamos nos concentrar no ponto dois, que curiosamente tem uma solução mais fácil e rápida do que o ponto um. Para começar, eu gostaria de dividir as pessoas em dois grupos, um grupo no qual as pessoas que têm carregado o seu % de gordura tiveram excesso de peso ou obesidade em um estágio anterior de sua vida, e grupo B, onde as pessoas tiveram um peso relativamente saudável ao longo de sua vida. Por que faço essa separação? A resposta é fácil, o tecido adiposo de ambos é di... Read more

A água enriquecida com oxigênio


Embora há muito tempo, na passada FIBO 2013 realizada em Madrid tive a oportunidade de visitar um stand em que se promovia "água enriquecida com o oxigénio" como um custo adicional para aprimorar o desempenho esportivo, especialmente em esportes de resistência. Os pontos em que se apoiavam os comerciais eram os seguintes: Tudo isso, sem dar referências científicas ou provas que o apoiassem, claro está. Apesar de duvidar muito de sua funcionalidade, decidi testá-lo já que se ofereciam para um granizado de frutas grátis. As conclusões subjetivas que consegui foram: Minhas dúvidas iniciais, ju... Read more

Em definição, marisco


Por seu poder saciante, está demonstrado que as dietas altas em proteína (20-25% do total calórico diário) são frequentemente a melhor opção. Mas qual é o melhor tipo de proteína para perder peso, além de suplementos? Parece que o que está em frutos do mar, pois contêm quantidades relativamente grandes de taurina e a glicina. Os pesquisadores queriam saber que efeito tiveram as diferentes proteínas sobre a obesidade: Há indícios de que algumas proteínas são melhores para reduzir o excesso de gordura do que outros. Por exemplo, um estudo de 2010 sugere que é mais fácil perder peso comendo peixe... Read more

Risco de lesão, síntese e degradação protéica em mulheres


As mulheres adultas saudáveis têm menos massa muscular do que os homens, tanto absoluta como relativa, ao igual que diferente estrutura e propriedades biomecânicas de tendões e ligamentos que os homens. O tamanho e a composição dos músculos e tendões é determinada pelo equilíbrio entre as taxas de síntese e taxa de degradação das proteínas estruturais destes tecidos ("turnover" proteico). O saldo líquido de proteínas e, consequentemente, as adaptações dos tecidos moles, são influenciados por estímulos externos, como a alimentação, o exercício e o perfil hormonal. Dentro deste último, os est... Read more

Maior estresse vascular (e risco) após o exercício pela manhã


O endotélio vascular desempenha um importante papel na manutenção da saúde vascular e a modulação do tônus vascular e a pressão arterial. Este é um órgão estruturalmente simples, mas funcionalmente complexo: cobre a superfície interna dos vasos sanguíneos, e constitui a parede dos capilares. Longe de ser apenas uma barreira mecânica entre o sangue e os tecidos, é um órgão ativamente comprometido em uma grande variedade de processos fisiológicos durante a prática de exercício, destacando-se o seu envolvimento na vasoconstrição e vasodilatação, e, portanto, o controle da pressão arterial: Um... Read more

Os mitos e verdades de leite


Durante esses dias, eu já mandei vários e-mails e menções no twitter, perguntando o que achava sobre o artigo de 30 pontos que punham em dúvida o mais saudável que é o leite, por isso decidi opinar sobre alguns dos pontos importantes(obviamente não pude todos, já que demoraria semanas) e resumi-los para que você tenha uma fonte com veracidade com que você possa tirar suas próprias conclusões. Esta é uma afirmação parcialmente quanto associar o sangramento ao leite, eu me explico: é verdade que foi visto em crianças com anemia e aos quais é administrado ferro juntamente com o leite, não havia... Read more

Protocolo HSN: Destruindo a gordura (I)


Desde que comecei a escrever artigos, eu sempre tive o sonho de escrever um protocolo para obter percentagens de gordura quase impossíveis, infelizmente, nunca tive tempo (e na minha opinião, os conhecimentos suficientes) necessários para escrevê-lo. A dia de hoje, com um pouco mais de segurança e com um pouco mais de sabedoria, chegou o momento. A primeira coisa que quero deixar claro é que eu não sou dos que pensam que a alimentação é 70% do sucesso. A segunda coisa que eu quero esclarecer é que este protocolo não se baseia em uma dieta linear, ou seja, a ingestão de calorias e macronutrientes... Read more