Alimentos ricos em gorduras, mas muito saudáveis


Embora possamos pensar o contrário, há alimentos ricos em gorduras, que também são muito saudáveis, hoje, em nosso blog de saúde se vamos explicar As gorduras foram demonizadas injustamente nos últimos anos, o que provocou que a gente opte por comer mais açúcar, carboidratos refinados e alimentos processados em seu lugar. Isso tem causado, curiosamente, que tenha mais gordos e doentes do que nunca. No entanto, os recentes estudos têm demonstrado que a gordura (incluindo a saturada), não é tão ruim quanto se nos havia feito pensar. De fato, nos últimos tempos, alguns alimentos, ricos em gordura, foram colocados de moda por suas excelentes propriedades, até o ponto de que são considerados "super-alimentos". Alimentos saudáveis e ricos em gorduras Por este motivo, hoje trazemos-lhe alguns alimentos ricos em gorduras, mas que são muito saudáveis e nutritivos. – Abacate Não é a primeira que vos falamos das excelentes propriedades nutritivas do abacate no blog. Essas frutas são muito diferentes da maioria, já que, em vez de hidratos de carbono, os abacates estão carregados de gorduras. De fato, quase três quartas partes do seu conteúdo é gordura, calorias, em uma quantidade superior à maioria dos alimentos de origem animal. O ácido graxo principal é uma gordura estou apaixonado por ácido oleico, que é o mesmo que encontramos no azeite de oliva, e que está associado com múltiplos benefícios para a saúde. Além disso, são uma excelente fonte de fibra e ajuda a reduzir o "mau" colesterol e os triglicerídeos, ao mesmo tempo que aumenta o colesterol bom. Por último, destacar que estudos recentes têm demonstrado que as pessoas que consomem de forma habitual abacates têm menos gordura dominal e pesam menos. – Queijo O queijo é muito nutritivo, algo lógico, tendo em conta a quantidade de leite que é usado para produzi-lo. Daí que seja uma grande fonte de cálcio, vitamina B12, fósforo, selénio e muitos mais nutrientes. Igualmente, o queijo é rico em proteínas e gorduras de grande alcance, que estão relacionadas com a redução do risco de diabetes tipo 2, entre outros benefícios. – Chocolate preto Esse alimento é muito rico em gordura, é também muito benéfico para a saúde. Contém bastante fibra e mais de 50% da dose diária recomendada de ferro, magnésio, cobre e manganês. Também é carregado com antioxidantes, ultrapassando até mesmo os mirtilos. Estes ajudam a baixar a pressão arterial e a controlar o colesterol ruim. Pesquisas demonstraram que as pessoas que comem chocolate preto 5 ou mais vezes por semana têm menos de metade da probabilidade de morrer por doenças do coração em comparação com as que não o fazem. Por último, o chocolate preto é muito bom para toda a função cerebral. – Ovos Os ovos inteiros tendem a ser considerados como pouco saudáveis, devido a que as gemas são ricas em colesterol e gordura. No entanto, estudos recentes têm demonstrado que o colesterol dos ovos não afeta o colesterol do sangue, pelo menos na maioria das pessoas. Não se pode prescindir do ovo na nossa dieta, já que é um dos alimentos mais rico em nutrientes que existem. Estão carregados de vitaminas e minerais. Em particular, contêm quantidades de quase todos os nutrientes que precisamos. Por fazer uma idéia, incluem também antioxidantes que protegem os olhos e contêm uma grande quantidade de colina, um nutriente essencial para o cérebro. São alimento perfeito em dietas para perder peso, já que oferecem bastante proteína, que é o nutriente mais importante para motivar a perda de peso. Isso sim, não se deve prescindir da gema, já que é onde se encontram a maioria dos nutrientes. Se você se interessa pelo tema das gorduras, provavelmente você vai gostar também desse post: Gorduras Monoinsaturadas: efeitos e benefícios