Alimentos que melhoram a circulação sanguínea


A celulite e as varizes, cãibras noturnas ou a frieza habitual de pés e mãos são sintomas reconhecidos de uma circulação sanguínea inadequada. As paredes dos vasos sanguíneos podem saturar-se ou perder elasticidade (e, portanto, fluidez) por causa de fatores alheios, como o calor, mas a alimentação é um foco comum de distúrbios circulatórios. Por esta razão, é conveniente cuidar dela. Os efeitos positivos de uma dieta equilibrada afetam todo o organismo, incluindo o próprio fluxo sanguíneo. A ingestão de alimentos repercute de forma significativa na saúde, por isso é melhor conhecer as propriedades positivas e negativas de cada um. Assim, é conveniente distinguir entre alimentos adequados e outros que não o são ou podem ser prejudiciais. As gorduras saturadas são o principal obstáculo de uma circulação saudável. O creme de leite, a manteiga, o enchidos, doçaria, industrial ou produtos pré-cozinhados contêm doses suficientes para não cometer excessos. São dispensáveis para uma dieta ideal. O sal em grandes quantidades, o café, o álcool e o tabaco também são substâncias reconhecidas como prejudiciais em casos de má circulação. Convém observar, quanto menos, seu consumo a fim de reduzir a hipotética viscosidade do sangue em uma pessoa com taxas circulatórias. Sal, em particular, é fonte de inúmeros distúrbios. Felizmente, existem mais opções de alimentos recomendados que vetos de ingestão. Se a gordura saturada desempenha aqui o papel de inimigo, a gordura poliinsaturada favorece a circulação sem artifícios, reduzindo o colesterol. Os frutos secos, peixe e óleos de sementes (girassol ou de soja, por exemplo) são muito benéficos para prevenir entupimento dos vasos sanguíneos. Hortaliças, legumes, frutas, cereais e legumes, produtos todos ricos em potássio, são igualmente benevolentes para melhorar um problema circulatório. Tão importante como a ausência de sal na dieta é a presença de líquidos. É uma boa forma de garantir a eliminação de toxinas. A água é essencial, mas pode ser ingeridos através de chás (de chá vermelho favorece a circulação), sucos de frutas ou sopas de legumes. Assumindo estas dicas de forma contínua e rigorosa, a alimentação pode servir como uma solução rápida para problemas pontuais. Acompanhá-la de algum exercício afetará ainda mais positivamente em qualquer organismo. Andar, correr ou nadar ajuda a que o fluxo de sangue corra com maior fluidez. Deixar de fumar, fazer hidroterapias, não passar muito tempo de pé e levantar as pernas de vez em quando, para manter os níveis de colesterol equilibrado ou controlar a hipertensão também são pautas para ter em conta se queremos melhorar a circulação do sangue. Existem alguns suplementos para a circulação, como o Ginkgo Biloba, os ácidos graxos essenciais Ômega-3, vitaminas do grupo B, o magnésio, o extrato de romã ou a coenzima Q10 entre outros.