Alimentos muito ricos em cálcio


Neste post vamos ver quais são os alimentos ricos em cálcio, pois como estamos vendo nestes últimos dias em nosso blog de Saúde, para ter ossos fortes e saudáveis são fundamentais dois nutrientes: cálcio e vitamina D. Alimentos ricos em cálcio Benefícios do cálcio para a saúde Por um lado, o cálcio é um mineral que precisamos para formar e manter os ossos e dentes fortes. Não é sua única função, já que entre os benefícios do cálcio também está envolvida no controle muscular, a circulação sanguínea e o bom funcionamento do coração e dos nervos. Foi demonstrado em muitos estudos que a ingestão insuficiente de cálcio origina, a longo prazo, um enfraquecimento de nossos ossos, uma diminuição da densidade óssea e, portanto, um maior número de lesões e fraturas. Apesar de sua importância, a maioria de nós não toma a quantidade necessária de cálcio para que nossos ossos cresçam e se mantenham sempre saudáveis. É por isso que se deve tomar consciência sobre o cuidado e a saúde dos nossos ossos, já que estamos falando da estrutura que nos mantém, que suporta todo o nosso peso e protege os órgãos e o resto de partes moles, além de nos permitir mover-se. Em uma grande porcentagem, os ossos são compostos de cálcio, daí que seja essencial ter uma dieta equilibrada, rica em alimentos com cálcio para aproveitar seus benefícios para a saúde. Deste modo, estaremos prevenindo e paliando os efeitos da osteoporose, além de outras doenças. O consumo de cálcio deve sempre ir acompanhado de vitamina D, já que é necessária para que o nosso organismo absorva o cálcio que lhe fornecemos. O défice desta vitamina faz com que nosso corpo recorrer às reservas de cálcio, que são os ossos, fazendo com que se enfraqueçam e sejam mais frágeis. Nos próximos dias falaremos das principais fontes de vitamina D, mas hoje vou falar de alimentos ricos em cálcio que são importantíssimos em qualquer pessoa, em especial nas mulheres, já que são o grupo mais afetado pela osteoporose. Alimentos ricos em cálcio Entre os alimentos ricos em cálcio que têm mais quantidade deste, destacam-se os seguintes: – Leite: São os reis do cálcio. Neste grupo estão o leite e todos os seus derivados: iogurte, o queijo ou a manteiga. Por se fosse pouco, também contêm vitamina D, pelo que a sua ingestão ajuda-nos também a uma melhor absorção do cálcio. – Espinafres, bróculos e figos: Estamos ante os três alimentos de origem natural que mais cálcio que contêm, além de uma infinidade de outras vitaminas e nutrientes, pelo que o seu consumo não pode estar mais recomendado para gozar de boa saúde. – Nozes: Amêndoas, avelãs e nozes são muito ricas neste mineral, mas deve-se ter em conta que também realizam um grande aporte calórico, por isso que se deve abusar deles. – Soja: Uma ótima opção para todos aqueles que são intolerantes à lactose, já que é uma das principais fontes que existem de cálcio. – Gergelim: Além de ser uma grande fonte de cálcio, são um grande aliado também de nosso coração, já que é muito bom para reduzir o colesterol ruim no sangue. Por fazer uma idéia, 100 gramas de gergelim contêm a quantidade diária recomendada para um adulto de cálcio (1500 mg). Além disso você vai encontrar informação adicional sobre o que nos traz o cálcio neste outro post: O cálcio aliado contra as doenças Espero que com estas informações sobre os alimentos ricos em cálcio se tenha claro quais são os principais que você deve consumir para ter ossos fortes,