Alguns dados interessantes sobre os ovos


Muitos de nós, certeza que consideramos o ovo como um elemento essencial em nossa dieta. O ovo é um alimento muito saudável, com um alto conteúdo em proteínas de grande valor biológico, algo muito importante, especialmente para as pessoas que realizam esporte. Além disso, é baixo em calorias e contém vitaminas, especialmente do complexo B , vitamina B1, B3, B12, ácido fólico e biotina, que se relacionam muito com a função cerebral e energética. Também tem outras vitaminas lipossolúveis com função antioxidante, como A e e, e outras como D que se relaciona com a absorção do cálcio a nível intestinal. O ovo também inclui alguns minerais que colabora na sua função antioxidantes, como o selênio e zinco (chaves para manter um balanço oxidativo adequado). fósforo e ferro. Também traz caroteno e outras substâncias benéficas para o nosso organismo. É um alimento muito versátil, já que existem muitas formas de prepará-lo e combina muito bem com uma grande variedade de alimentos. Por isso, neste artigo vamos nos deter neste alimento, e em alguns aspectos a ter em conta. Apesar de que o ovo frito é uma das maneiras mais comuns, já que é muito mais apetitoso e saboroso, mas prepará-lo assim não é saudável porque a freírlo são adicionadas gorduras as que, por si só, tem o ovo. Uma forma de prepará-lo e que é mais saudável e mais fácil de digerir do que a primeira opção é fazê-lo omelete ou revolto, desta forma, o prato ainda sinto saboroso, mas que precisa de menos óleo para sua preparação, e, por conseguinte, menos gorduras. Cozido ou passado por água são outras maneiras muito mais saudáveis de aumentar o ovo em nossa dieta. Outras pessoas preferem consumir cru. Essa opção não é nada aconselhável, já que pode estar infectado de salmonella e as proteínas não são assimiláveis pelo organismo. Quanto à relação ovo/colesterol um dos mitos mais populares que tem havido em torno desse alimento, com sua restrição foi alterado devido a que o fator predominante que mais incide em aumentar os níveis no sangue ou ldl, que é a relação entre as gorduras insaturadas-saturadas e não tanto na ingestão de colesterol, tal como se pensava há anos. Até há pesquisas recentes que demonstram que a ingestão de um ovo por dia não tem qualquer efeito sobre os níveis de colesterol do sangue, desde que se mantenha uma dieta equilibrada, sobre tudo que inclua fibras do tipo solúvel. No entanto, outros fatores, como o estresse, pode chegar a aumentar a produção endógena de colesterol alterando os níveis no sangue, embora se mantenha uma dieta baixa em colesterol, assim também o fumo, a falta de exercício físico e o excesso de peso, podem aumentar os níveis de gordura e colesterol séricos. É por isso que as pessoas que têm tendências a produzir excesso de colesterol devem mudar seu estilo de vida, fazer exercício, comer menos gordura e mais frutas, menos açúcar, não fumar, e beber em moderação. Deixar de comer ovo NÃO é a solução. Para saber se um ovo está fresco, sem quebrá-lo, só devemos colocá-lo dentro de um recipiente com água e observar o seguinte: Crianças, pessoas de tamanho pequeno ou médio, ou inativas, podem consumir entre 3 a 4 ovos/semana, enquanto que uma pessoa funcionamento, ou ativa fisicamente pode consumir até 7 ovos/semana sem nenhum problema. O ovo é um alimento muito recomendado em todas as idades e acima de tudo é muito adequado nas fases de crescimento, circunstâncias fisiológicas especiais (gravidez e lactação) e para os idosos. Por isso, não se deve evitar o consumo de ovos, sem causa que o justifique, já que representaria uma grande perda nutricional e gastronômica.