A insulina não nos faz gordos. Parte II


Depois da entrada anterior e ver a quantidade de perguntas e comentários que apareceram no Twitter, era impossível adiar mais uma parte II sobre este tema Se na entrada anterior falei de como um excesso de calorias de gordura armazena mais gordura do que a mesma quantidade em forma de hidratos devido à atividade da ASP, desta vez falarei do funcionamento metabólico de como os hidratos de carbono são armazenados em forma de gordura e que ocorre com os níveis elevados de insulina. A primeira coisa que devemos entender é que quando temos a ingestão de hidratos de carbono e passam para a corrente sanguínea após ser absorvida, ocorre um transporte de e para o músculo e fígado. Este processo é muito diferente das pessoas pelo fenômeno da sensibilidade à insulina e o exercício físico, ou seja, as células de atletas são capazes de usar a glicose de forma mais eficiente do que a pessoa é sedentária, já que seus níveis de GLUT4 (transportador de glicose)1,2,3 são menores. Além disso, estas pessoas sedentárias possuem células que são capazes de oxidar uma quantidade de hidratos de carbono menor, conseguindo assim que os seus tecidos deixam de ser sensíveis a essa glicose produzindo resistência e almacenandose os carboidratos como gordura. (É aqui onde começamos a ver a necessidade de exercício físico). É importante destacar que a lipogênese de novo ( transformação de carboidratos para as nossas reservas de gordura) não ocorre de um dia para o outro, por isso que aqueles dias de "comida armadilha" não vai influenciar em nosso % de gordura, necesitandose vários dias dessa ingestão para que lugar esse fenômeno. Apesar de ingerir mais de 600g/dia de hidratos de carbono não ocorre armazenamento em forma de gordura, já que grande parte é usada para combustível celular e reabastecer as reservas de glicogênio, SOMENTE quando estas estiverem cheias, começa a síntese de gordura. No caso das dietas altas em gordura, o que acontece é que ocorre uma diminuição de GLUT44 aumentando a resistência à glicose, algo que é óbvio, já que as células usadas naquele macronutriente que está em excesso. Assim, dietas ricas em gorduras darão lugar a uma maior utilização de gordura, e em dietas altas em hidratos de carbono utilizados glicose. Não obstante, o simples fato de fazer exercício aumenta estes receptores, o que carece de importância em pessoa atletas. Cabe destacar que as dietas ricas em gorduras também se pode dar o armazenamento destas através da PGC-1b5,6 e ASP nomeada no artigo anterior. Este mecanismo é muito eficiente, sendo uma das principais razões por que é mais fácil subir de gordura em dietas HIPERCALORICAS em gorduras em carboidratos(sempre que falamos de alimentos não processados). Apesar da afirmação anterior, devemos ter em conta uma série de paráametros: Vamos Nos concentrar no ponto 2, que na minha opinião é o que mais confusão pode produzir. Este paradoxo se deve ao fato de que a insulina aumenta com qualquer macronutriente que comemos, onde você pode até mesmo produzir uma elevação mais alta quando se combina com proteínas que tomando apenas carboidratos. Agora, será que estes altos níveis de insulina são traduzidas como um aumento na glicemia? A resposta é não. Tal como podemos observar no seguinte gráfico a combinação de Whey Lactose dá lugar a um dos níveis mais baixos de glicose, como o leite, que curiosamente são as 2 coisas que mais são proibidos na dieta, já que "dificultam a perda de gordura") Isso nos diz que a proteína é um excelente potenciador de insulina, no entanto, é o macronutriente que mais nos ajuda a perda de gordura, já que mantém a massa muscular, diminui a fome muito melhor do que os carboidratos ou as grasas10 e seu efeito termogénico é o mais alto dos tres13. De fato, as dietas ricas em proteínas foram visto ser um dos métodos mais eficazes para combater a diabetes12. Como pudemos observar, os níveis altos de insulina nem sempre estão relacionados com níveis elevados de glicose, onde até mesmo aumentar a quantidade de proteína na dieta, dá lugar a um mais 50% de perda de gordura. Mas é difícil ter um único culpado, o excesso de peso, podemos reduzi-lo a combinação de inatividade física, dieta hipercalórica, independentemente de se é alta em gorduras ou hidratos de carbono.