A importância dos exercícios posturais para escritório


As dores e as dores são cada vez mais frequentes em trabalhadores de escritórios e aqueles que dedicam muitas horas a atividades à frente do computador. As más posturas, a luz insuficiente ou mobilidade restrita, são algumas das causas pelas quais a saúde dos trabalhadores costuma ser afetada. O mais aconselhável, nestes casos, é fazer exercícios para melhorar a flexibilidade, relaxar e destensar os músculos, melhorar a postura e eliminar a sobrecarga que muitas vezes a ansiedade deposita nas articulações. Estes exercícios devem permitir esticar toda a cadeia muscular do corpo, proporcionando uma flexibilidade geral e neutralizando o mal-estar. Inclinar ligeiramente a cabeça para trás, mantendo as costas retas. Baixe o queixo em direção ao peito. Inclinar suavemente a cabeça da esquerda para a direita. Para intensificar o exercício, o inclinar para a esquerda para ajudar o movimento com a mão esquerda e empurrar o braço livre para o chão. Repita para a direita. Virar ligeiramente a cabeça da esquerda para a direita. Voltar a realizá-lo fechando os olhos e levando o queixo em direção ao peito. Levantar e abaixar os ombros, mantendo os braços estendidos ao longo do corpo. Adicionar movimentos circulares para frente e para trás. Colocar as mãos na nuca e manter a coluna reta. Flexionar lateralmente a cintura e deixar cair os braços esquerdo e direito de forma alternativa. Colocar os braços na altura do peito, flexionar os cotovelos e posicionar um braço por cima do outro. Dirigir-se ao máximo os cotovelos para trás e retornar à posição inicial. Os intervalos de relaxamento e alongamento não só melhoram a postura e o bem-estar dos trabalhadores, mas também a produtividade. Muitos escritórios começaram a incorporar um serviço de orientação postural e ergonomia no trabalho de escritório. Ou seja, estudar, projetar e corrigir o ambiente de trabalho para melhorar as condições de mobilidade, de postura e de saúde dos trabalhadores. O equipamento utilizado deve cumprir com os requisitos básicos que garantam a qualidade ergonômica para diminuir o desconforto do tipo postural ocasionadas pelo trabalho. Além disso, deve-se ter em conta a localização desse equipamento e a luminosidade, para evitar desconforto visual, problemas circulatórios, ou lesões músculo-esqueléticas nos ombros, pescoço, mãos e pulsos. Alguns dos principais aspectos que têm em conta os escritórios na hora de equipar e assessorar são: Algumas empresas já estão conscientes da importância da higiene postural por isso foram incorporando horários de exercício e relaxamento para cada departamento, e tendo em conta o espaço físico de trabalho. Realizar com freqüência pequenas pausas ajuda a prevenir a fadiga física, mental e visual, e também a diminuir o risco de stress. Programas de orientação postural: Se bem que os tempos de trabalho costumam prejudicar a posição do corpo e ser estressantes, pequenos intervalos de exercícios simples podem aliviar o desconforto e melhorar a saúde dos trabalhadores. A partir de simples movimentos como apoiar adequadamente os pés no chão, mover suavemente o pescoço ou até mesmo adotar certos hábitos para localizar os objetos e o computador em locais adequados, é possível melhorar, em grande medida, as contraturas e doenças geradas pela ansiedade e a má postura.