7 Benefícios de beber bastante água


Você sabe quais são os benefícios de beber bastante água? Contamos todos os detalhes no nosso blog de Saúde. Aproximadamente, 60% do nosso peso é água (percentagem que se eleva até 75% quando nascemos). Este dado, por si só, já podemos fazer uma idéia da importância que tem a água para o nosso organismo. Geralmente, recomenda-se beber pelo menos dois litros de água por dia (cerca de oito copos). E é o que nos manter hidratados é fundamental para um correto funcionamento de nosso corpo. Quais são os benefícios que nos traz beber muita água? Além disso, para animá-lo a tomar o hábito de beber água nos níveis recomendados, destacamos 7 benefícios para a saúde de beber muita água. – A água maximiza o desempenho físico Se não estamos suficiéntemente hidratados, o desempenho físico sofre. A desidratação pode ter efeitos negativos importantes com apenas perder 2% do conteúdo total de água do nosso corpo. Apesar disso, muitos atletas de alto nível perder até 10% do seu peso de água através do suor. Isto pode causar uma alteração da temperatura corporal, redução da resistência e da motivação, aumento da fadiga e dificultando o exercício, tanto físico como mental. Uma hidratação óptima impede que tudo isso aconteça, e pode até mesmo reduzir o stress oxidativo que ocorre durante o exercício de alta intensidade. Há que ter em conta que o músculo é composto de 80% de água. Portanto, se nos exercitamos intensamente e tendemos a suar, é fundamental manter-se hidratado para obter um maior rendimento físico. – Uma correcta hidratação melhora os níveis de energia e a função cerebral Nosso cérebro está muito relacionado com o estado de hidratação. Mesmo uma desidratação leve afeta muitas funções do cérebro. Por fazer uma idéia, uma perda inferior a 2% provoca um pior estado de espírito e concentração, bem como um aumento de dores de cabeça, piora da memória e um aumento dos sentimentos de ansiedade e fadiga. – A água previne e trata as dores de cabeça A desidratação provoca dores de cabeça e enxaquecas em algumas pessoas. Igualmente, a água pode ajudar a aliviar estas dores de cabeça, reduzindo a sua intensidade e a duração do problema. – Beber mais água, combate a prisão de ventre A prisão de ventre é um problema muito comum, que é caracterizada por fezes pouco frequentes e dificuldade para expelir as fezes. O aumento da ingestão de líquidos é recomendado como parte do tratamento deste problema. Pelo contrário, o consumo de água é um fator de risco para a prisão de ventre em pessoas de qualquer idade. – Beber bastante água para tratamento dos cálculos renais Essas massas dolorosas de cristal mineral que se formam no sistema urinário costumam afetar na maioria das vezes para os rins. Diferentes estudos têm demonstrado que a ingestão de água previne a recorrência de cálculos renais em pessoas que já sofreram. O aumento do consumo de água aumenta o volume da urina que passa através dos rins, diluindo as concentrações de minerais. Por este motivo, as pessoas que bebem muita água são menos propensas a sofrer de cálculos renais. – Água para prevenir as ressacas A ressaca é o termo usado para definir uma série de sintomas desagradáveis que experimentam muitas pessoas depois de beber álcool. Isto é devido a que o álcool é um diurético, o que faz perder mais água do que se consome, podendo levar à desidratação. Embora a desidratação não seja a principal causa da ressaca, sim, que pode causar sintomas como a sede, a fadiga, a dor de cabeça e a boca seca. Uma boa maneira de reduzir a ressaca é beber um copo de água entre as bebidas, e beber, pelo menos, outro grande copo de água antes de ir para a cama. – Beber mais água ajuda a perder peso A água aumenta a sensação de saciedade e a taxa metabólica, o que é uma grande aliada na hora de perder peso. O consumo de água acelera o metabolismo, o que ajuda a eliminar gorduras e queimar mais calorias a cada dia. Especialmente recomendável é beber metade da água meia hora antes das refeições, já que, deste modo, tornamo-nos mais cheios e ingeriremos menos comida. Também é preferível beber água fria, já que, desta forma, o corpo utiliza a energia adicional (calorias) para aquecer a água à temperatura corporal. Para uma informação adicional, recomendamos ler o nosso artigo "Benefícios de tomar água" O que vos parecem os benefícios de beber bastante água?