5 razões para adicionar nozes para a dieta


As nozes são veneradas desde a antiguidade como símbolo da intelectualidade, já que a forma do fruto se assemelha à forma do cérebro. Entre todos os frutos secos, as nozes são as que possuem maior quantidade de ácidos graxos Ômega-3. São ricas em fibras, vitaminas do complexo B, magnésio e antioxidantes como a vitamina E. As nozes são também uma das melhores fontes vegetais de proteínas. As nozes contêm principalmente gorduras "boas" e são uma das melhores fontes de um tipo de ácido graxo ômega-3, chamado de ácido alfa-linolénico (ALA). A maior parte da gordura nas nozes é poliinsaturada, com pequenas quantidades de gorduras monoinsaturadas e saturadas. Mais de uma década de evidência científica mostra que a incorporação de ácidos graxos Ômega 3 na dieta previnem as doenças cardiovasculares, melhorando a elasticidade dos vasos sanguíneos e a acumulação de placa nas artérias. Os ácidos gordos Omega-3 são altamente concentrados no cérebro e parecem ser importantes para o desenvolvimento cognitivo (memória e performance do cérebro).Vários estudos identificam os possíveis benefícios dos ácidos gordos Ómega-3 com uma ampla gama de condições, como o câncer, a depressão e as doenças inflamatórias, como a artrite. As nozes são uma excelente fonte de antioxidantes, especialmente ácido elágico e vitamina E. O ácido elágico demonstrou ser um antioxidante capaz de desintoxicar o organismo de várias substâncias relacionadas com o desenvolvimento de certos cancros. Também ajuda a evitar que as células cancerosas são replicadas. A vitamina E tem a capacidade de neutralizar os produtos químicos potencialmente perigosos e, em teoria, a prevenção de danos aos tecidos corporais e células vermelhas do sangue. A vitamina E também é essencial para manter uma pele saudável, uma função imunológica adequada, a reparação do ADN e outros processos metabólicos. A vitamina E também ajuda a combater o desenvolvimento da placa arterial. As nozes contêm fibra solúvel, muito eficaz para prevenir a prisão de ventre, reduzir o colesterol no sangue, controlar os níveis de açúcar no sangue e ajudar na perda de peso. Apesar de que as nozes são altas em calorias e contêm gordura, na verdade, podem ajudar a perder peso ou manter um peso saudável. As fibras, proteínas, vitaminas e minerais podem melhorar a sua saúde e pode ajudar a evitar o consumo de outros alimentos que são demasiado altos em calorias mas baixos em nutrientes. Na hora de comer nozes a moderação é a chave. A melhor abordagem consiste em colher os benefícios da ingestão de nozes, mas não adicionar muitas calorias a sua ingestão diária. Portanto, em vez de adicionar castanhas à sua dieta atual, e é substituído por nozes, os alimentos que são ricos em gorduras saturadas. As nozes são uma poderosa fonte de melatonina de fácil assimilação para o organismo. A melatonina é um hormônio que controla os padrões do sono, promove um sono reparador e, além disso, tem efeitos antioxidantes e uma ação modulação do sistema imunológico.