Risco de lesão, síntese e degradação protéica em mulheres


As mulheres adultas saudáveis têm menos massa muscular do que os homens, tanto absoluta como relativa, ao igual que diferente estrutura e propriedades biomecânicas de tendões e ligamentos que os homens. O tamanho e a composição dos músculos e tendões é determinada pelo equilíbrio entre as taxas de síntese e taxa de degradação das proteínas estruturais destes tecidos ("turnover" proteico). O saldo líquido de proteínas e, consequentemente, as adaptações dos tecidos moles, são influenciados por estímulos externos, como a alimentação, o exercício e o perfil hormonal. Dentro deste último, os est... Read more

Maior estresse vascular (e risco) após o exercício pela manhã


O endotélio vascular desempenha um importante papel na manutenção da saúde vascular e a modulação do tônus vascular e a pressão arterial. Este é um órgão estruturalmente simples, mas funcionalmente complexo: cobre a superfície interna dos vasos sanguíneos, e constitui a parede dos capilares. Longe de ser apenas uma barreira mecânica entre o sangue e os tecidos, é um órgão ativamente comprometido em uma grande variedade de processos fisiológicos durante a prática de exercício, destacando-se o seu envolvimento na vasoconstrição e vasodilatação, e, portanto, o controle da pressão arterial: Um... Read more

Os mitos e verdades de leite


Durante esses dias, eu já mandei vários e-mails e menções no twitter, perguntando o que achava sobre o artigo de 30 pontos que punham em dúvida o mais saudável que é o leite, por isso decidi opinar sobre alguns dos pontos importantes(obviamente não pude todos, já que demoraria semanas) e resumi-los para que você tenha uma fonte com veracidade com que você possa tirar suas próprias conclusões. Esta é uma afirmação parcialmente quanto associar o sangramento ao leite, eu me explico: é verdade que foi visto em crianças com anemia e aos quais é administrado ferro juntamente com o leite, não havia... Read more

Protocolo HSN: Destruindo a gordura (I)


Desde que comecei a escrever artigos, eu sempre tive o sonho de escrever um protocolo para obter percentagens de gordura quase impossíveis, infelizmente, nunca tive tempo (e na minha opinião, os conhecimentos suficientes) necessários para escrevê-lo. A dia de hoje, com um pouco mais de segurança e com um pouco mais de sabedoria, chegou o momento. A primeira coisa que quero deixar claro é que eu não sou dos que pensam que a alimentação é 70% do sucesso. A segunda coisa que eu quero esclarecer é que este protocolo não se baseia em uma dieta linear, ou seja, a ingestão de calorias e macronutrientes... Read more

Problemas das dietas veganas e vegetarianas


Geralmente, as pessoas que seguem dietas que excluem-se os produtos animais o fazem, respondendo a uma filosofia de vida determinada e, em busca dos benefícios de saúde que este tipo de alimentação promete garantir. O vegetarianismo consiste basicamente no consumo de vegetais, frutas, grãos e sementes, mas existem variantes dentro desta corrente. Muitos vegetarianos incorporam alimentos lácteos, ovos, ou ambos, com o fim de assegurar o aporte de proteínas. O veganismo, por sua vez, não aceita nenhum produto animal. A dieta vegana é composta principalmente de frutas, legumes, cereais e legumes.... Read more

Melhora o seu desempenho: Living la vida low-carb PARTE I


Qualquer um que siga-me desde há muito tempo, sabe que sou defensor da dieta flexível, onde todos os alimentos têm cabimento na dieta, o único que variam são as porções. Não obstante, nestes tempos que correm, existe um grande debate sobre se as dietas ricas em gorduras são as melhores para o desempenho, ou se, pelo contrário, os carboidratos são indispensáveis para melhorar as nossas marcas. Neste artigo irei desmontando as verdades e mentiras que giram ao redor da nutrição e sua relação com o desempenho. "Bro, consome gorduras e seu corpo queimará mais gordura corporal" Possivelmente seja... Read more

O quanto eu quero, graças ao ginásio!


Embora no domínio do desporto tem prestado menos atenção à sua contribuição para o bem-estar psicológico e a felicidade eudaimónica, ou seja, aquela que está associada a uma sensação de que a vida tem sentido e que tem um propósito na vida (em frente a mais conhecida felicidade hedônica, que se obtém através da autogratificación, como a compra de determinados objetos, comida, etc). O funcionamento psicológico ideal e o autodesenvolvimento do potencial máximo é conceptualizan em termos de seis dimensões: Um dos objetivos principais do treinamento (especialmente fitness e musculação), é a melhoria... Read more

Testes de intolerância alimentar: como vivemos inchados?


Se bem que parecem estar na ordem do dia em muitos de saúde, centros de suplementação esportiva, ou até mesmo de estética. Ainda há muito oportunismo quanto à aplicação deste tipo de testes e nem todos são, claramente, confiáveis. As alergias alimentares são detectadas pelo modo de reação às proteínas dos alimentos. Essas alergias podem ser categorizadas em: Um dos testes mais comuns e simples é aquele que analisa a presença de anticorpos IgG (imunoglobulina G), que entraria dentro do segundo grupo. Estes são os que a maioria dos centros citados anteriormente feitas através de um exame de sangue.... Read more

Comedores compulsivos: viciados em comida


A obesidade constitui cerca de 10% do custo da saúde global e prevê um aumento de 15% nos próximos 15 anos. Várias causas contribuem para a epidemia de obesidade, como o aumento da ingestão de energia, aumento da disponibilidade e facilidade de acesso aos alimentos, o tamanho das porções maiores, diminuição da atividade física, trabalhos mais sedentários, etc. Entre elas, uma possível causa que contribui é que determinados alimentos podem ser capazes de desencadear uma resposta viciante em alguns indivíduos. O processamento parece ser um factor distintivo essencial para relacionar um alimento... Read more

Melhora o seu desempenho: Living la vida low-carb PARTE II


Se na parte I nós vimos como, dependendo do macronutriente que devemos consumir, o nosso corpo usa a gordura ou glicose como combustível, nesta falaremos de como impacta cada um, dependendo da intensidade do exercício. Para começar, devemos entender que a gordura é metabolizada de forma diferente à glicose, seguindo caminhos totalmente diferentes. No caso da gordura produz ácidos graxos que são metabolizados através da beta-oxidação, enquanto que a glicose é metabolizada através de uma rota chamada glucolisis. A missão de ambos é dar energia na forma de ATP (adenosina trifosfato), uma molécula... Read more