Peak Week: Pré-competição (I)


Qualquer pessoa que se suba em um piso de madeira sabe a importância que tem a semana da competição, onde muitos passam de ser um "ponto" ótimo para ser visto sem músculos, com uma pior vascularização e uma sensação de ter uns músculos flácidos. O que aconteceu nessa semana para que passe isso? A resposta é simples, tem jogado mais de 60% de seu trabalho para tentar melhorar a 5%. Peak week é o termo usado pelos americanos para descrever esta semana, cuja tradução vem a ser "semana de máxima intensidade". Nela, muitos seguem protocolos onde são suprimidos os carboidratos, eliminam a água (ou... Read more

Articulações muito frouxas. É um problema?


Todos nós conhecemos pessoas que são mais "elásticas", mas teria que saber diferenciar entre três conceitos associados e, às vezes, confundidos entre si: Existe uma relação entre todas essas faculdades. Assim, a maior flexibilidade em uma pessoa, maior é a sua amplitude de movimento nas diferentes articulações dentro da mobilidade permitida em cada articulação. Se, além disso, essa pessoa é elástica, será capaz de voltar para a posição inicial de forma mais rápida e com menos problemas. Quando falamos de "hipermobilidade articular", nos referimos ao aumento exagerado da mobilidade das artic... Read more

Riscos de aquecer em excesso o óleo de cozinhar


O que se busca exatamente com o "ideal" óleo de fritura é aquele que: Estes três pontos são importantes, pois o consumo de PUFAs oxidados, colesterol oxidado e outros compostos voláteis do óleo "queimado" e gorduras, têm sido associados com efeitos negativos para a saúde: O consumo de PUFAs oxidados foi associado com um maior risco de sofrer de doenças cardiovasculares e aumento de gordura corporal, de que estudos recentes mostram que não é só causado por um aumento da ingestão de alimentos (Penumetcha, 2013). Alguns cientistas acreditam que a associação entre o consumo de altas quantidades... Read more

Saúde gastrointestinal e esporte: o dor de barriga?


Em termos de saúde, quando se trata de exercício, não é verdade o ditado de "quanto mais, melhor", há um meio-termo, que proporciona benefícios para a saúde. Esta é uma distinção importante com relação ao esporte de alto rendimento. Muita pouca atividade física está associada com efeitos prejudiciais para a saúde, mas muito exercício (carga não suportável) também afeta negativamente a saúde, incluindo um aumento da susceptibilidade às doenças e infecções relacionadas com a imunidade e a permeabilidade do intestino. A principal função do intestino é, a partir das secreções recebidas durante... Read more

Protocolo HSN : Destruindo a gordura (III)


Como comentei no início do protocolo, a proteína é o único macronutriente que não varia, cujos valores estarão entre 1.8-2.5 g de proteína/kg corporal, dependendo da intensidade do exercício. A distribuição do protocolo será a seguinte: Este plano pode ser ajustado de forma pessoal, tendo em conta os seguintes fatores: O que vamos conseguir com este protocolo será melhorar o metabolismo das gorduras e dos carboidratos. Um dos erros que cometem os atletas é escolher um dos dois lados, sendo um "carbofóbico", grupo de pessoas que não querem ver os carboidratos ou em pintura, ou um "sugar lover",... Read more

O esporte e a felicidade


Realizar uma prática esportiva não só melhora as condições físicas e de resistência. Além de ajudar a perder peso, o exercício possibilita uma vida mais saudável, a nível mental e maior segurança. Além disso, aumenta as defesas, oferecendo protecção contra vírus e bactérias. Os benefícios psicológicos do esporte advêm, principalmente, de um processo químico gerado a partir desta prática. Ao submeter os nossos músculos a um determinado esforço, no sistema nervoso libera substâncias químicas conhecidas como endorfinas. As endorfinasson substâncias químicas que funcionam como neurotransmissores... Read more

Desmontando o "timing"


Se os amantes do esporte e da nutrição tivéssemos que nos reunir e escolher um tema que você comente no canto de cada centro de fitness esse seria, sem lugar a dúvidas: "come a cada 3 horas para que seu corpo não esteja em estado catabólico e perder músculo". Os seguidores desta corrente baseiam-se em três teorias para justificarla: Para desgosto ou para sorte de muitos, nenhuma das 3 teorias são verdadeiras(1,2,3). Não obstante, ao longo deste artigo, veremos como o "poder catabólico" a nível muscular não é um problema sério. Em um primeiro momento, podemos pensar que ficar várias horas sem... Read more

Por que se tende ao rs no agachamento?


Especialmente entre os iniciantes, pode apreciar-se como, ao realizar agachamentos, tende-se a juntar os joelhos na transição entre a fase excêntrica e concêntrica (baixo para cima). Este movimento é conhecido como "genu valgo", e ocorre quando o segmento distal (tíbia e fíbula) desvia para fora em relação à articulação do joelho, o que pode resultar em dor fémoropatelar (dor na região anterior do joelho), se não for corrigida. As causas podem ser variadas, como a insuficiência de amplitude de movimento de flexão dorsal de tornozelo, pouca força e desenvolvimento dos glúteos, pegada em pronação... Read more

Os verdadeiros resultados da electroestimulação


Nos dois últimos anos, a abertura de centros de electroestimulação está experimentando um aumento notável. Provavelmente, os fatos tenham um especial atrativo para o público, e até mesmo a sensação de pontadas que se experimenta nas primeiras sessões é criado como um sintoma de ter treinado muito melhor que de uma forma convencional, mas a realidade é algo diferente a essas percepções. Aqui, um parágrafo sobre o tema de dores musculares VS trabalho bem feito: A electroestimulação muscular (EMS) consiste em utilizar a energia elétrica de um dispositivo para obter a contração involuntária das... Read more

Perguntas seguidores Volume I


Com esta entrada ignaguramos a nova seção de HSNstore onde nós responderemos todas as dúvidas de nutrição e suplementação que você tem, de maneira totalmente gratuita, para que assim, possais alcançar a vossa meta de forma mais rápida e segura. Para os que ainda não sabem, as dúvidas devem ser enviadas para consultas@hsnstore.com, publicando-se respondidas da forma mais extensa em artigos como este. Dito isto, vamos com as dúvidas dessa semana: Olá! Meu nome é Paulina, tenho uma dúvida com relação à periodização do meu refeed, considerando os meus dados e que o objetivo é a perda de gordura.... Read more