A insulina não nos faz gordos. Parte I


Esta provavelmente seja uma das entradas "espinita enterrada" que tinha há muito tempo já que eu sempre quis falar sobre o mito de que a insulina nos transforma em pessoas obesas, é por isso que eu decidi escrever para 2-3 artigos O motivo pelo qual escrevo agora não é porque eu tenha mais tempo livre (de fato até o final deste mês, não poderei escrever os temas longos), mas por celeuma formada através da notícia do professor, que perdeu mais de 10kg comendo no McDonalds. Este é um tema que tenho defendido por ambas as partes, isto é, no momento, defendi que as dietas ricas em gorduras são... Read more

Guia nutricional para iniciantes


Trata-Se de um guia que resume os conceitos relacionados com nutrição, colocando-o em uma abordagem desportivo, e que de forma rápida e concisas se oferece para os que estão começando no fitness, como os que já levam um tempo... Realmente o principal motivo pelo qual alguém toma contato com o gym é melhorar a sua composição corporal. Esta pessoa vem de hábitos sedentários, não tem praticado o esporte em sua vida, ou pelo menos algo diferente do "tempo máximo fazendo soffing" e "maratona de sleeping", e acha que posto um pé no gym o milagre é obra. Não é tão simples. A perda de gordura, e a... Read more

Ruptura de fibras no gêmeo: recupera...e bem!


As lesões em gêmeos (músculos biarticulares com alta proporção de fibras rápidas), não são muito comuns no mundo do esporte, e talvez por isso não sejam tão conhecidos dos possíveis protocolos de recuperação. Dentro de cada uma delas, a ruptura parcial da cabeça medial (gêmeo interno) em sua união musculotendinosa é a mais comum, conhecida também como "perna de tenista". Esta nomenclatura pode ser importante para diferenciá-la, através de diagnóstico, do "sintoma da pedrada", que ocorre nas lesões musculares no sóleo (músculo que completa o tríceps sural junto ao gêmeo). Em relação à ruptura... Read more

Supera a instabilidade do tornozelo


Os entorses de tornozelo constituem uma grande percentagem do total de lesões, não só atletas, mas também nas consultas de atenção primária. Assim, este tipo de lesão é a mais frequente de todas as que derivam da prática esportiva assumindo até 22% do total de lesões. A instabilidade crônica de tornozelo é a incapacidade para manter a mobilidade normal do tornozelo, perdendo o controle do mesmo, em determinadas situações, o que se traduz em entorses de repetição (recidiva), e uma constante sensação de insegurança durante a realização de determinadas atividades. De fato, estima-se que o índice... Read more

Como combater a subida de gordura


Já estamos no primeiro mês do ano e, para muitos, é símbolo de 2 coisas: Como meus conhecimentos de economia são nulos, vamos nos concentrar no ponto dois, que curiosamente tem uma solução mais fácil e rápida do que o ponto um. Para começar, eu gostaria de dividir as pessoas em dois grupos, um grupo no qual as pessoas que têm carregado o seu % de gordura tiveram excesso de peso ou obesidade em um estágio anterior de sua vida, e grupo B, onde as pessoas tiveram um peso relativamente saudável ao longo de sua vida. Por que faço essa separação? A resposta é fácil, o tecido adiposo de ambos é di... Read more

A água enriquecida com oxigênio


Embora há muito tempo, na passada FIBO 2013 realizada em Madrid tive a oportunidade de visitar um stand em que se promovia "água enriquecida com o oxigénio" como um custo adicional para aprimorar o desempenho esportivo, especialmente em esportes de resistência. Os pontos em que se apoiavam os comerciais eram os seguintes: Tudo isso, sem dar referências científicas ou provas que o apoiassem, claro está. Apesar de duvidar muito de sua funcionalidade, decidi testá-lo já que se ofereciam para um granizado de frutas grátis. As conclusões subjetivas que consegui foram: Minhas dúvidas iniciais, ju... Read more

Em definição, marisco


Por seu poder saciante, está demonstrado que as dietas altas em proteína (20-25% do total calórico diário) são frequentemente a melhor opção. Mas qual é o melhor tipo de proteína para perder peso, além de suplementos? Parece que o que está em frutos do mar, pois contêm quantidades relativamente grandes de taurina e a glicina. Os pesquisadores queriam saber que efeito tiveram as diferentes proteínas sobre a obesidade: Há indícios de que algumas proteínas são melhores para reduzir o excesso de gordura do que outros. Por exemplo, um estudo de 2010 sugere que é mais fácil perder peso comendo peixe... Read more

Como fazer desporto tendo doado sangue?


O doador de sangue é um elemento vital para os bancos de sangue e medicina transfusional, e particularmente o sangue do atleta é bem avaliada por sua concentração de hemoglobina (maior transporte de oxigênio), de plaquetas e de outros elementos imunológicos. Está cientificamente aceite que o transporte de oxigênio é o principal fator limitante do VO2máx em indivíduos saudáveis durante o exercício, de tal forma que mudanças agudas no volume sanguíneo e a concentração de hemoglobina podem afetar o consumo máximo de oxigênio. Dois dos mecanismos que consistentemente demonstraram influenciar na... Read more

5 dicas para evitar lesões em movimentos diários


Manter uma boa postura e ter em conta algumas dicas de treinamento na vida diária pode ajudar a prevenir lesões musculares e vários distúrbios como stress, fadiga e dores de cabeça. Se bem que o corpo realiza o maior esforço físico no ginásio, durante o dia se encontra em constante movimento. É possível que algumas atividades quotidianas de forma imprudente ou demasiado brusca, produzindo lesões e, portanto, diminuindo o desempenho físico. Por isso, é importante adquirir uma postura correta e retomar alguns movimentos aprendidos treinando, para fortalecer as costas e evitar mover-se de forma... Read more

Peak Week: Pré-competição (II)


Como discutido no capítulo anterior, uma peak week agressiva pode trazer mais problemas do que benefícios, já que em um período tão curto de tempo (1 semana), podemos perder o que conquistamos/mantido em semanas e até mesmo meses de trabalho duro. Nesta segunda parte vos falarei dos fatores que podem aumentar a probabilidade de que isso aconteça. Provavelmente é uma das coisas que mais vejo nas preparações para o dia de hoje. Treinadores pessoais que recortam a 20-30g de carboidratos/dia para depois, nas últimas 48h, fazer uma carga de carboidratos crendo conseguir um físico com músculos grandes.... Read more